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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46288Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Correa, Lourena Tavares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-01T12:49:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-01T12:49:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | CORRÊA, Lourena Tavares. Direitos humanos no contexto da educação inclusiva na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46288 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
| dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| dc.subject | Human Rights | pt_BR |
| dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
| dc.subject | Specialized Educational Assistance | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade | pt_BR |
| dc.subject | Diversity | pt_BR |
| dc.title | Direitos humanos no contexto da educação inclusiva na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | França, Robson Luiz de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/6494919511957208 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Azevedo, Drielle Fernanda de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5652326232443319 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | França, Robson Luiz de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://lattes.cnpq.br/6494919511957208 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8597782993626982 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo investigar como os princípios dos Direitos Humanos se aplicam à Educação Inclusiva, com ênfase no papel desempenhado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) como instrumento de garantia de acesso, da permanência e da participação equitativa dos estudantes com deficiência na educação básica. Fundamentado em marcos legais nacionais e internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal de 1988 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o estudo analisou as políticas públicas que asseguram a inclusão escolar e discutiu os desafios encontrados na efetivação dessas normativas no cotidiano das escolas públicas. A pesquisa teve como foco compreender o AEE não apenas como um serviço complementar, mas como prática concreta dos Direitos Humanos no espaço educacional, capaz de promover o reconhecimento das singularidades e a superação das barreiras à aprendizagem. A partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, o estudo examinou a legislação vigente, as dificuldades estruturais e pedagógicas da inclusão e as boas práticas que contribuem para a consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva. Conclui-se que, embora avanços tenham sido alcançados, a efetividade da educação inclusiva ainda depende de uma mudança cultural e de investimentos na formação docente, na gestão democrática e na articulação entre o AEE e o ensino comum, em consonância com os princípios da dignidade, equidade e cidadania plena. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187105754 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
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|---|---|---|---|---|
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