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dc.creatorCorrea, Lourena Tavares-
dc.date.accessioned2025-07-01T12:49:44Z-
dc.date.available2025-07-01T12:49:44Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationCORRÊA, Lourena Tavares. Direitos humanos no contexto da educação inclusiva na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE). 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46288-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Assistancept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.titleDireitos humanos no contexto da educação inclusiva na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Drielle Fernanda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652326232443319pt_BR
dc.contributor.referee2França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8597782993626982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar como os princípios dos Direitos Humanos se aplicam à Educação Inclusiva, com ênfase no papel desempenhado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) como instrumento de garantia de acesso, da permanência e da participação equitativa dos estudantes com deficiência na educação básica. Fundamentado em marcos legais nacionais e internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal de 1988 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o estudo analisou as políticas públicas que asseguram a inclusão escolar e discutiu os desafios encontrados na efetivação dessas normativas no cotidiano das escolas públicas. A pesquisa teve como foco compreender o AEE não apenas como um serviço complementar, mas como prática concreta dos Direitos Humanos no espaço educacional, capaz de promover o reconhecimento das singularidades e a superação das barreiras à aprendizagem. A partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, o estudo examinou a legislação vigente, as dificuldades estruturais e pedagógicas da inclusão e as boas práticas que contribuem para a consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva. Conclui-se que, embora avanços tenham sido alcançados, a efetividade da educação inclusiva ainda depende de uma mudança cultural e de investimentos na formação docente, na gestão democrática e na articulação entre o AEE e o ensino comum, em consonância com os princípios da dignidade, equidade e cidadania plena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode187105754-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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