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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46282| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensinar Geografia na Educação Infantil? o papel formativo da Geografia na infância |
| Autor: | Souza, Tania Estevão de Ávila |
| Primer orientador: | Guimarães, Iara Vieira |
| Primer miembro de la banca: | Souza, Aneuzimira Caldeira |
| Segundo miembro de la banca: | Menezes, Rodrigo da Silva |
| Resumen: | Este ensaio teórico discute o papel formativo da Geografia na Educação Infantil, com foco na noção de lugar e nas experiências espaciais vividas pelas crianças no contexto das instituições escolares. A partir de uma fundamentação crítica, o trabalho afirma que o ensino de Geografia não apenas é possível na infância, como também essencial à constituição de sujeitos capazes de compreender, representar e transformar os espaços que habitam. O texto destaca que a intencionalidade pedagógica é central no processo educativo, superando concepções espontaneístas que ainda predominam nas práticas escolares e na formação docente. Com base em autores como Robert de Morais, Arce e Cavalcanti, sustenta-se que a Geografia na infância deve partir do espaço vivido, articular saberes culturais e promover a consciência espacial e ambiental desde os primeiros anos escolares. Por fim, argumenta-se que cursos de Pedagogia e políticas de formação continuada precisam incluir a dimensão geográfica como parte integrante e estruturante da formação docente. Palavras-chave: Geografia na infância; Educação Infantil; Formação docente; |
| Abstract: | This theoretical essay discusses the formative role of Geography in Early Childhood Education, focusing on the notion of place and the spatial experiences lived by children in the context of educational institutions. Based on a critical foundation, the work asserts that the teaching of Geography is not only possible in childhood but also essential to the constitution of subjects capable of understanding, representing, and transforming the spaces they inhabit. The text highlights that pedagogical intentionality is central to the educational process, surpassing spontaneous conceptions that still prevail in school practices and teacher training. Based on authors such as Robert de Morais, Arce, and Cavalcanti, it is argued that Geography in childhood should start from lived space, articulate cultural knowledge, and promote spatial and environmental awareness from the earliest school years. Finally, it is argued that Pedagogy courses and ongoing training policies need to include the geographical dimension as part of the education. Finally, it is argued that Pedagogy courses and continuing education policies need to include the geographic dimension as an integral and structuring part of teacher training. 3 Keywords: Geography in childhood; Early Childhood Education; Teacher training; |
| Palabras clave: | Geografia na infância Geography in childhood Educação Infantil Early Childhood Education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SOUZA, Tania Estevão de Ávila. Ensinar Geografia na Educação Infantil? o papel formativo da Geografia na infância. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46282 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinarGeografiaEducação.pdf | TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 397.58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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