Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Tania Estevão de Ávila-
dc.date.accessioned2025-06-30T14:57:55Z-
dc.date.available2025-06-30T14:57:55Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Tania Estevão de Ávila. Ensinar Geografia na Educação Infantil? o papel formativo da Geografia na infância. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46282-
dc.description.abstractThis theoretical essay discusses the formative role of Geography in Early Childhood Education, focusing on the notion of place and the spatial experiences lived by children in the context of educational institutions. Based on a critical foundation, the work asserts that the teaching of Geography is not only possible in childhood but also essential to the constitution of subjects capable of understanding, representing, and transforming the spaces they inhabit. The text highlights that pedagogical intentionality is central to the educational process, surpassing spontaneous conceptions that still prevail in school practices and teacher training. Based on authors such as Robert de Morais, Arce, and Cavalcanti, it is argued that Geography in childhood should start from lived space, articulate cultural knowledge, and promote spatial and environmental awareness from the earliest school years. Finally, it is argued that Pedagogy courses and ongoing training policies need to include the geographical dimension as part of the education. Finally, it is argued that Pedagogy courses and continuing education policies need to include the geographic dimension as an integral and structuring part of teacher training. 3 Keywords: Geography in childhood; Early Childhood Education; Teacher training;pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia na infânciapt_BR
dc.subjectGeography in childhoodpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleEnsinar Geografia na Educação Infantil? o papel formativo da Geografia na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio teórico discute o papel formativo da Geografia na Educação Infantil, com foco na noção de lugar e nas experiências espaciais vividas pelas crianças no contexto das instituições escolares. A partir de uma fundamentação crítica, o trabalho afirma que o ensino de Geografia não apenas é possível na infância, como também essencial à constituição de sujeitos capazes de compreender, representar e transformar os espaços que habitam. O texto destaca que a intencionalidade pedagógica é central no processo educativo, superando concepções espontaneístas que ainda predominam nas práticas escolares e na formação docente. Com base em autores como Robert de Morais, Arce e Cavalcanti, sustenta-se que a Geografia na infância deve partir do espaço vivido, articular saberes culturais e promover a consciência espacial e ambiental desde os primeiros anos escolares. Por fim, argumenta-se que cursos de Pedagogia e políticas de formação continuada precisam incluir a dimensão geográfica como parte integrante e estruturante da formação docente. Palavras-chave: Geografia na infância; Educação Infantil; Formação docente;pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinarGeografiaEducação.pdfTCC - Trabalho de Conclusão de Curso397.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.