Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5461-3036
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista
Título(s) alternativo(s): Challenges in the teaching and learning process in literacy for children within the autism spectrum
Autor(es): Rosa, Elaine Fernandes
Primeiro orientador: Prado, Cláudio Gonçalves
Primeiro membro da banca: Claudino, Patrícia Duarte
Segundo membro da banca: Pereira, Mariane Gomes
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar estratégias que favorecem o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacam-se as dificuldades enfrentadas por esses alunos durante a fase de alfabetização, assim como métodos e atividades didáticas que podem contribuir positivamente para sua aprendizagem. A metodologia adotada para a pesquisa bibliográfica, com base na análise de materiais científicos pertinentes ao tema. Os resultados indicam que é possível alfabetizar crianças com TEA, desde que sejam respeitados seus ritmos individuais de aprendizagem. Embora esse processo possa ser mais lento em alguns casos, isso não impede que o aluno obtenha sucesso em sua aprendizagem.
Abstract: The main objective of this article is to present strategies that favor the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The difficulties faced by these students during the literacy phase are highlighted, as well as teaching methods and activities that can contribute positively to their learning. The methodology adopted for the bibliographic research was based on the analysis of scientific materials relevant to the topic. The results indicate that it is possible to teach children with ASD to read and write, as long as their individual learning rhythms are respected. Although this process may be slower in some cases, this does not prevent the student from achieving success in their learning.
Palavras-chave: Alfabetização
Literacy
Atividades Didáticas
Didactic Activities
Transtorno do Espectro Autista.
Autism Spectrum Disorder
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROSA, Elaine Fernandes. Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosAlfabetizaçãoAutista.pdfTCC Trabalho de Conclusão de Curso302.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.