Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5461-3036
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista
Título (s) alternativo (s): Challenges in the teaching and learning process in literacy for children within the autism spectrum
Autor: Rosa, Elaine Fernandes
Primer orientador: Prado, Cláudio Gonçalves
Primer miembro de la banca: Claudino, Patrícia Duarte
Segundo miembro de la banca: Pereira, Mariane Gomes
Resumen: Este artigo tem como objetivo principal apresentar estratégias que favorecem o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacam-se as dificuldades enfrentadas por esses alunos durante a fase de alfabetização, assim como métodos e atividades didáticas que podem contribuir positivamente para sua aprendizagem. A metodologia adotada para a pesquisa bibliográfica, com base na análise de materiais científicos pertinentes ao tema. Os resultados indicam que é possível alfabetizar crianças com TEA, desde que sejam respeitados seus ritmos individuais de aprendizagem. Embora esse processo possa ser mais lento em alguns casos, isso não impede que o aluno obtenha sucesso em sua aprendizagem.
Abstract: The main objective of this article is to present strategies that favor the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The difficulties faced by these students during the literacy phase are highlighted, as well as teaching methods and activities that can contribute positively to their learning. The methodology adopted for the bibliographic research was based on the analysis of scientific materials relevant to the topic. The results indicate that it is possible to teach children with ASD to read and write, as long as their individual learning rhythms are respected. Although this process may be slower in some cases, this does not prevent the student from achieving success in their learning.
Palabras clave: Alfabetização
Literacy
Atividades Didáticas
Didactic Activities
Transtorno do Espectro Autista.
Autism Spectrum Disorder
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSA, Elaine Fernandes. Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesafiosAlfabetizaçãoAutista.pdfTCC Trabalho de Conclusão de Curso302.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.