Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRosa, Elaine Fernandes-
dc.date.accessioned2025-06-30T14:20:55Z-
dc.date.available2025-06-30T14:20:55Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationROSA, Elaine Fernandes. Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to present strategies that favor the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The difficulties faced by these students during the literacy phase are highlighted, as well as teaching methods and activities that can contribute positively to their learning. The methodology adopted for the bibliographic research was based on the analysis of scientific materials relevant to the topic. The results indicate that it is possible to teach children with ASD to read and write, as long as their individual learning rhythms are respected. Although this process may be slower in some cases, this does not prevent the student from achieving success in their learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAtividades Didáticaspt_BR
dc.subjectDidactic Activitiespt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.titleDesafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeChallenges in the teaching and learning process in literacy for children within the autism spectrumpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Cláudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Claudino, Patrícia Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653968462250483pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mariane Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310185367904609pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo principal apresentar estratégias que favorecem o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacam-se as dificuldades enfrentadas por esses alunos durante a fase de alfabetização, assim como métodos e atividades didáticas que podem contribuir positivamente para sua aprendizagem. A metodologia adotada para a pesquisa bibliográfica, com base na análise de materiais científicos pertinentes ao tema. Os resultados indicam que é possível alfabetizar crianças com TEA, desde que sejam respeitados seus ritmos individuais de aprendizagem. Embora esse processo possa ser mais lento em alguns casos, isso não impede que o aluno obtenha sucesso em sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187017834-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesafiosAlfabetizaçãoAutista.pdfTCC Trabalho de Conclusão de Curso302.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.