Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rosa, Elaine Fernandes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-30T14:20:55Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-30T14:20:55Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | ROSA, Elaine Fernandes. Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46280 | - |
| dc.description.abstract | The main objective of this article is to present strategies that favor the literacy process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The difficulties faced by these students during the literacy phase are highlighted, as well as teaching methods and activities that can contribute positively to their learning. The methodology adopted for the bibliographic research was based on the analysis of scientific materials relevant to the topic. The results indicate that it is possible to teach children with ASD to read and write, as long as their individual learning rhythms are respected. Although this process may be slower in some cases, this does not prevent the student from achieving success in their learning. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Literacy | pt_BR |
| dc.subject | Atividades Didáticas | pt_BR |
| dc.subject | Didactic Activities | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
| dc.subject | Autism Spectrum Disorder | pt_BR |
| dc.title | Desafios no processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança dentro do espectro autista | pt_BR |
| dc.title.alternative | Challenges in the teaching and learning process in literacy for children within the autism spectrum | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Prado, Cláudio Gonçalves | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9478460919367913 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Claudino, Patrícia Duarte | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1653968462250483 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Mariane Gomes | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2310185367904609 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo principal apresentar estratégias que favorecem o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destacam-se as dificuldades enfrentadas por esses alunos durante a fase de alfabetização, assim como métodos e atividades didáticas que podem contribuir positivamente para sua aprendizagem. A metodologia adotada para a pesquisa bibliográfica, com base na análise de materiais científicos pertinentes ao tema. Os resultados indicam que é possível alfabetizar crianças com TEA, desde que sejam respeitados seus ritmos individuais de aprendizagem. Embora esse processo possa ser mais lento em alguns casos, isso não impede que o aluno obtenha sucesso em sua aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 15 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187017834 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DesafiosAlfabetizaçãoAutista.pdf | TCC Trabalho de Conclusão de Curso | 302.7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
