Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46275
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8678-6549
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A educação ambiental em livro didático do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Environmental education in textbooks for 1st to 5th grade of elementary school
Autor(es): Carvalho, Michelle Maria Rodrigues Silva
Primeiro orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primeiro membro da banca: Longhini, Marcos Daniel
Segundo membro da banca: Pereira, Franciele Amâncio
Resumo: O Ensino de Ciências na perspectiva da educação ambiental precisa ser analisado para descobrir a abordagem em que está sendo empregada em livros didáticos de ciências para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O livro didático é um material de apoio e organização, muito utilizado pelo professor, e nele devem estar contidos temas relacionados à Educação Ambiental de acordo com o PNLD (2023) e conforme está descrito no documento da BNCC (Brasil, 2017). Este trabalho tem como o objetivo a análise do livro didático da coleção AKPALÔ Ciências, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e como está abordado o assunto da educação ambiental e as questões propostas aos alunos. O método de pesquisa para o estudo é de natureza qualitativa. Os resultados revelam uma progressão temática e pedagógica adequada a cada faixa etária, com alinhamento às diretrizes da BNCC (Brasil, 2017) e da PNEA (Lei 9.795/99), enfatizando a formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação ambiental. Conclui-se que a coleção AKPALÔ Ciências possui potencial para desenvolver a consciência ecológica, embora sugira-se aprofundar temas como mudanças climáticas e fortalecer a formação continuada de professores para otimizar o uso do material didático.
Abstract: Science teaching from the perspective of environmental education needs to be analyzed to discover the approach being used in science textbooks for children from the 1st to the 5th grade of Elementary School. The textbook is a support and organizational material, widely used by the teacher, and it must contain themes related to Environmental Education according to the PNLD (2023) and as described in the BNCC document (Brazil, 2017). This work aims to analyze the textbook from the AKPALÔ Science collection, for the 1st to the 5th grade of Elementary School, and how it addresses the subject of environmental education and the questions proposed to the students. The research method for the study is qualitative in nature. The results reveal a thematic and pedagogical progression appropriate to each age group, in line with the guidelines of the BNCC (Brazil, 2017) and the PNEA (Law 9.795/99), emphasizing the formation of citizens who are aware and engaged with environmental preservation. It is concluded that the AKPALÔ Sciences collection has the potential to develop ecological awareness, although it is suggested to delve deeper into topics such as climate change and strengthen the continuing education of teachers to optimize the use of teaching material.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
Preservação ambiental
Environmental preservation
Livro didático
Textbook
Ensino de ciências
Science teaching
Ensino fundamental I.
Elementary school I.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Michelle Maria Rodrigues Silva. A educação ambiental em livro didático do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46275
Data de defesa: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVRO .pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons