Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Michelle Maria Rodrigues Silva-
dc.date.accessioned2025-06-30T13:05:25Z-
dc.date.available2025-06-30T13:05:25Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Michelle Maria Rodrigues Silva. A educação ambiental em livro didático do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46275-
dc.description.abstractScience teaching from the perspective of environmental education needs to be analyzed to discover the approach being used in science textbooks for children from the 1st to the 5th grade of Elementary School. The textbook is a support and organizational material, widely used by the teacher, and it must contain themes related to Environmental Education according to the PNLD (2023) and as described in the BNCC document (Brazil, 2017). This work aims to analyze the textbook from the AKPALÔ Science collection, for the 1st to the 5th grade of Elementary School, and how it addresses the subject of environmental education and the questions proposed to the students. The research method for the study is qualitative in nature. The results reveal a thematic and pedagogical progression appropriate to each age group, in line with the guidelines of the BNCC (Brazil, 2017) and the PNEA (Law 9.795/99), emphasizing the formation of citizens who are aware and engaged with environmental preservation. It is concluded that the AKPALÔ Sciences collection has the potential to develop ecological awareness, although it is suggested to delve deeper into topics such as climate change and strengthen the continuing education of teachers to optimize the use of teaching material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental preservationpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental I.pt_BR
dc.subjectElementary school I.pt_BR
dc.titleA educação ambiental em livro didático do 1º ao 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in textbooks for 1st to 5th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Franciele Amâncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Ciências na perspectiva da educação ambiental precisa ser analisado para descobrir a abordagem em que está sendo empregada em livros didáticos de ciências para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O livro didático é um material de apoio e organização, muito utilizado pelo professor, e nele devem estar contidos temas relacionados à Educação Ambiental de acordo com o PNLD (2023) e conforme está descrito no documento da BNCC (Brasil, 2017). Este trabalho tem como o objetivo a análise do livro didático da coleção AKPALÔ Ciências, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e como está abordado o assunto da educação ambiental e as questões propostas aos alunos. O método de pesquisa para o estudo é de natureza qualitativa. Os resultados revelam uma progressão temática e pedagógica adequada a cada faixa etária, com alinhamento às diretrizes da BNCC (Brasil, 2017) e da PNEA (Lei 9.795/99), enfatizando a formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação ambiental. Conclui-se que a coleção AKPALÔ Ciências possui potencial para desenvolver a consciência ecológica, embora sugira-se aprofundar temas como mudanças climáticas e fortalecer a formação continuada de professores para otimizar o uso do material didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode187017831-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVRO .pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons