Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4690-8662
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão
Título (s) alternativo (s): The social pedagogue as an agent of transformation and inclusion
Autor: Silva, Inês Jordana da
Primer orientador: França, Robson Luiz de
Primer miembro de la banca: Tavares, Laila Maria Medeiros
Resumen: O propósito deste trabalho é mostrar como, através da educação, é possível o pedagogo social transformar vidas, atuando no desenvolvimento humano de pessoas em situações de vulnerabilidades socioeconômicas, marginalizadas, privadas de liberdade, excluídas da sociedade. A pedagogia social pode impactar vidas pois trata-se da pedagogia das necessidades sociais, possuindo a função de auxiliar as pessoas a terem autonomia de suas vidas, num processo emancipatório, para que, à partir de uma educação social e libertária, encontrem o seu lugar na sociedade.
Palabras clave: pedagogo social
vulnerabilidade
social
educação social
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Inês Jordana da. O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PedagogoSocialComo.pdfTCC165.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.