Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4690-8662
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão
Alternate title (s): The social pedagogue as an agent of transformation and inclusion
Author: Silva, Inês Jordana da
First Advisor: França, Robson Luiz de
First member of the Committee: Tavares, Laila Maria Medeiros
Summary: O propósito deste trabalho é mostrar como, através da educação, é possível o pedagogo social transformar vidas, atuando no desenvolvimento humano de pessoas em situações de vulnerabilidades socioeconômicas, marginalizadas, privadas de liberdade, excluídas da sociedade. A pedagogia social pode impactar vidas pois trata-se da pedagogia das necessidades sociais, possuindo a função de auxiliar as pessoas a terem autonomia de suas vidas, num processo emancipatório, para que, à partir de uma educação social e libertária, encontrem o seu lugar na sociedade.
Keywords: pedagogo social
vulnerabilidade
social
educação social
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Inês Jordana da. O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedagogoSocialComo.pdfTCC165.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.