Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-4690-8662 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão |
| Título(s) alternativo(s): | The social pedagogue as an agent of transformation and inclusion |
| Autor(es): | Silva, Inês Jordana da |
| Primeiro orientador: | França, Robson Luiz de |
| Primeiro membro da banca: | Tavares, Laila Maria Medeiros |
| Resumo: | O propósito deste trabalho é mostrar como, através da educação, é possível o pedagogo social transformar vidas, atuando no desenvolvimento humano de pessoas em situações de vulnerabilidades socioeconômicas, marginalizadas, privadas de liberdade, excluídas da sociedade. A pedagogia social pode impactar vidas pois trata-se da pedagogia das necessidades sociais, possuindo a função de auxiliar as pessoas a terem autonomia de suas vidas, num processo emancipatório, para que, à partir de uma educação social e libertária, encontrem o seu lugar na sociedade. |
| Palavras-chave: | pedagogo social vulnerabilidade social educação social |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Inês Jordana da. O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272 |
| Data de defesa: | 18-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PedagogoSocialComo.pdf | TCC | 165.88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
