Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4690-8662
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão
Título(s) alternativo(s): The social pedagogue as an agent of transformation and inclusion
Autor(es): Silva, Inês Jordana da
Primeiro orientador: França, Robson Luiz de
Primeiro membro da banca: Tavares, Laila Maria Medeiros
Resumo: O propósito deste trabalho é mostrar como, através da educação, é possível o pedagogo social transformar vidas, atuando no desenvolvimento humano de pessoas em situações de vulnerabilidades socioeconômicas, marginalizadas, privadas de liberdade, excluídas da sociedade. A pedagogia social pode impactar vidas pois trata-se da pedagogia das necessidades sociais, possuindo a função de auxiliar as pessoas a terem autonomia de suas vidas, num processo emancipatório, para que, à partir de uma educação social e libertária, encontrem o seu lugar na sociedade.
Palavras-chave: pedagogo social
vulnerabilidade
social
educação social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Inês Jordana da. O pedagogo social como um agente transformador e de inclusão. 2025. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46272
Data de defesa: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedagogoSocialComo.pdfTCC165.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.