Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46270
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Impacto do ambiente Familiar no processo de Aprendizagem
Autor(es): Evangelista, Cleusa Aparecida
Primeiro orientador: Valdés Puentes, Roberto
Primeiro membro da banca: Serra, Márcia Regina Araújo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo investigar como o ambiente familiar influencia o processo de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa busca compreender as dinâmicas familiares que podem afetar o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com pais, alunos e educadores, além da aplicação de questionários em escolas de diferentes contextos socioeconômicos. A amostra foi composta por 20 participantes, permitindo uma análise abrangente das percepções sobre o ambiente familiar. Os resultados indicaram que fatores como o apoio emocional, a presença de um ambiente de estudo adequado e a valorização da educação dentro de casa são cruciais para o sucesso escolar. Observou se também que famílias que mantêm uma comunicação aberta e envolvem se ativamente na vida escolar dos filhos tendem a promover um aprendizado mais eficaz. As conclusões apontam para a necessidade de políticas educacionais que considerem o papel da família na educação, sugerindo que programas de apoio às famílias pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho escolar. Além disso, enfatiza se a importância de uma parceria entre escola e família para criar um ambiente propício ao aprendizado.
Abstract: El objetivo de esta tesis de fin de carrera es investigar cómo influye el entorno familiar en los procesos de aprendizaje de los estudiantes. La investigación pretende comprender las dinámicas familiares que pueden afectar al rendimiento académico y a la motivación de los estudiantes. La metodología utilizada fue un enfoque cualitativo, con entrevistas semiestructuradas a padres, alumnos y educadores, así como cuestionarios en colegios de diferentes entornos socioeconómicos. La muestra consistió en 20 participantes, lo que permitió un análisis exhaustivo de las percepciones del entorno familiar. Los resultados indicaron que factores como el apoyo emocional, la presencia de un entorno de estudio adecuado y la valoración de la educación en el hogar son cruciales para el éxito escolar. También se observó que las familias que mantienen una comunicación abierta y participan activamente en la vida escolar de sus hijos tienden a promover un aprendizaje más eficaz. Las conclusiones apuntan a la necesidad de políticas educativas que tengan en cuenta el papel de la familia en la educación, y sugieren que los programas de apoyo familiar pueden ser una estrategia eficaz para mejorar el rendimiento escolar. Además, se subraya la importancia de una asociación entre la escuela y la familia para crear un entorno propicio al aprendizaje.
Palavras-chave: Ambiente familiar
Aprendizagem
Desempenho escolar
Motivação
Parceria escola família
Entorno familiar
Aprendizaje
Rendimiento escolar
Motivación
Asociación escuela-familia
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: EVANGELISTA, Cleusa Aparecida. O Impacto do ambiente Familiar no processo de Aprendizagem . 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46270
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoAmbienteFamiliar.pdfTCC409.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.