Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46270
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O Impacto do ambiente Familiar no processo de Aprendizagem
Author: Evangelista, Cleusa Aparecida
First Advisor: Valdés Puentes, Roberto
First member of the Committee: Serra, Márcia Regina Araújo
Summary: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo investigar como o ambiente familiar influencia o processo de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa busca compreender as dinâmicas familiares que podem afetar o desempenho acadêmico e a motivação dos alunos. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com pais, alunos e educadores, além da aplicação de questionários em escolas de diferentes contextos socioeconômicos. A amostra foi composta por 20 participantes, permitindo uma análise abrangente das percepções sobre o ambiente familiar. Os resultados indicaram que fatores como o apoio emocional, a presença de um ambiente de estudo adequado e a valorização da educação dentro de casa são cruciais para o sucesso escolar. Observou se também que famílias que mantêm uma comunicação aberta e envolvem se ativamente na vida escolar dos filhos tendem a promover um aprendizado mais eficaz. As conclusões apontam para a necessidade de políticas educacionais que considerem o papel da família na educação, sugerindo que programas de apoio às famílias pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho escolar. Além disso, enfatiza se a importância de uma parceria entre escola e família para criar um ambiente propício ao aprendizado.
Abstract: El objetivo de esta tesis de fin de carrera es investigar cómo influye el entorno familiar en los procesos de aprendizaje de los estudiantes. La investigación pretende comprender las dinámicas familiares que pueden afectar al rendimiento académico y a la motivación de los estudiantes. La metodología utilizada fue un enfoque cualitativo, con entrevistas semiestructuradas a padres, alumnos y educadores, así como cuestionarios en colegios de diferentes entornos socioeconómicos. La muestra consistió en 20 participantes, lo que permitió un análisis exhaustivo de las percepciones del entorno familiar. Los resultados indicaron que factores como el apoyo emocional, la presencia de un entorno de estudio adecuado y la valoración de la educación en el hogar son cruciales para el éxito escolar. También se observó que las familias que mantienen una comunicación abierta y participan activamente en la vida escolar de sus hijos tienden a promover un aprendizaje más eficaz. Las conclusiones apuntan a la necesidad de políticas educativas que tengan en cuenta el papel de la familia en la educación, y sugieren que los programas de apoyo familiar pueden ser una estrategia eficaz para mejorar el rendimiento escolar. Además, se subraya la importancia de una asociación entre la escuela y la familia para crear un entorno propicio al aprendizaje.
Keywords: Ambiente familiar
Aprendizagem
Desempenho escolar
Motivação
Parceria escola família
Entorno familiar
Aprendizaje
Rendimiento escolar
Motivación
Asociación escuela-familia
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: EVANGELISTA, Cleusa Aparecida. O Impacto do ambiente Familiar no processo de Aprendizagem . 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46270
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactoAmbienteFamiliar.pdfTCC409.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.