Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46253| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Alfabetização Científica na Educação Infantil e as estratégias para desenvolver habilidades científicas desde os primeiros anos |
| Autor(es): | Oliveira, Letícia Raquel |
| Primeiro orientador: | Longhini, Marcos Daniel |
| Primeiro membro da banca: | Pereira, Francielle Amâncio |
| Segundo membro da banca: | ., . |
| Resumo: | Este artigo aborda a importância da Alfabetização Científica na Educação Infantil, destacando a necessidade de introduzir práticas pedagógicas que promovam desde cedo o desenvolvimento de habilidades científicas nas crianças. A pesquisa foi conduzida com uma revisão bibliográfica, que analisou conceitos fundamentais relacionados à alfabetização científica, destacando a importância de metodologias pedagógicas ativas e lúdicas, que favoreçam a curiosidade, a observação, a formulação de hipóteses e a experimentação. O estudo evidenciou que, embora o ensino formal de Ciências seja previsto somente a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é essencial iniciar esse processo já na Educação Infantil para formar sujeitos críticos, criativos e capazes de interagir de maneira reflexiva com o mundo natural e social. Concluiu-se que a Alfabetização Científica deve ser parte integrante das propostas pedagógicas, respeitando a infância e potencializando experiências investigativas e significativas. |
| Abstract: | This article addresses the importance of Scientific Literacy in Early Childhood Education, highlighting the need to introduce pedagogical practices that promote the development of scientific skills in children from an early age. The research was conducted with a bibliographic review that analyzed fundamental concepts related to scientific literacy, highlighting the importance of active and playful pedagogical methodologies that favor curiosity, observation, hypothesis formulation, and experimentation. The study showed that, although formal science teaching is only expected from the initial years of Elementary School, it is essential to begin this process in Early Childhood Education to form critical, creative individuals capable of interacting reflectively with the natural and social world. It was concluded that Scientific Literacy should be integral to pedagogical proposals, respecting childhood and enhancing investigative and meaningful experiences. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Científica Educação Infantil Ensino de Ciências Scientific Literacy Early Childhood Education Science Teaching |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA, Letícia Raquel de. Alfabetização Científica na Educação Infantil e as estratégias para desenvolver habilidades científicas desde os primeiros anos. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46253 |
| Data de defesa: | 18-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Alfabetização Científica.pdf | 498.49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
