Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46253
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Alfabetização Científica na Educação Infantil e as estratégias para desenvolver habilidades científicas desde os primeiros anos
Autor: Oliveira, Letícia Raquel
Primer orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primer miembro de la banca: Pereira, Francielle Amâncio
Segundo miembro de la banca: ., .
Resumen: Este artigo aborda a importância da Alfabetização Científica na Educação Infantil, destacando a necessidade de introduzir práticas pedagógicas que promovam desde cedo o desenvolvimento de habilidades científicas nas crianças. A pesquisa foi conduzida com uma revisão bibliográfica, que analisou conceitos fundamentais relacionados à alfabetização científica, destacando a importância de metodologias pedagógicas ativas e lúdicas, que favoreçam a curiosidade, a observação, a formulação de hipóteses e a experimentação. O estudo evidenciou que, embora o ensino formal de Ciências seja previsto somente a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é essencial iniciar esse processo já na Educação Infantil para formar sujeitos críticos, criativos e capazes de interagir de maneira reflexiva com o mundo natural e social. Concluiu-se que a Alfabetização Científica deve ser parte integrante das propostas pedagógicas, respeitando a infância e potencializando experiências investigativas e significativas.
Abstract: This article addresses the importance of Scientific Literacy in Early Childhood Education, highlighting the need to introduce pedagogical practices that promote the development of scientific skills in children from an early age. The research was conducted with a bibliographic review that analyzed fundamental concepts related to scientific literacy, highlighting the importance of active and playful pedagogical methodologies that favor curiosity, observation, hypothesis formulation, and experimentation. The study showed that, although formal science teaching is only expected from the initial years of Elementary School, it is essential to begin this process in Early Childhood Education to form critical, creative individuals capable of interacting reflectively with the natural and social world. It was concluded that Scientific Literacy should be integral to pedagogical proposals, respecting childhood and enhancing investigative and meaningful experiences.
Palabras clave: Alfabetização Científica
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Scientific Literacy
Early Childhood Education
Science Teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Letícia Raquel de. Alfabetização Científica na Educação Infantil e as estratégias para desenvolver habilidades científicas desde os primeiros anos. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46253
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Alfabetização Científica.pdf498.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.