Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46253
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Letícia Raquel-
dc.date.accessioned2025-06-27T14:39:16Z-
dc.date.available2025-06-27T14:39:16Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Letícia Raquel de. Alfabetização Científica na Educação Infantil e as estratégias para desenvolver habilidades científicas desde os primeiros anos. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46253-
dc.description.abstractThis article addresses the importance of Scientific Literacy in Early Childhood Education, highlighting the need to introduce pedagogical practices that promote the development of scientific skills in children from an early age. The research was conducted with a bibliographic review that analyzed fundamental concepts related to scientific literacy, highlighting the importance of active and playful pedagogical methodologies that favor curiosity, observation, hypothesis formulation, and experimentation. The study showed that, although formal science teaching is only expected from the initial years of Elementary School, it is essential to begin this process in Early Childhood Education to form critical, creative individuals capable of interacting reflectively with the natural and social world. It was concluded that Scientific Literacy should be integral to pedagogical proposals, respecting childhood and enhancing investigative and meaningful experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.titleAlfabetização Científica na Educação Infantil e as estratégias para desenvolver habilidades científicas desde os primeiros anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2., .-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5204887842334413pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda a importância da Alfabetização Científica na Educação Infantil, destacando a necessidade de introduzir práticas pedagógicas que promovam desde cedo o desenvolvimento de habilidades científicas nas crianças. A pesquisa foi conduzida com uma revisão bibliográfica, que analisou conceitos fundamentais relacionados à alfabetização científica, destacando a importância de metodologias pedagógicas ativas e lúdicas, que favoreçam a curiosidade, a observação, a formulação de hipóteses e a experimentação. O estudo evidenciou que, embora o ensino formal de Ciências seja previsto somente a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é essencial iniciar esse processo já na Educação Infantil para formar sujeitos críticos, criativos e capazes de interagir de maneira reflexiva com o mundo natural e social. Concluiu-se que a Alfabetização Científica deve ser parte integrante das propostas pedagógicas, respeitando a infância e potencializando experiências investigativas e significativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Alfabetização Científica.pdf498.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.