Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46248
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes da educação infantil
Título (s) alternativo (s): Playful activities in the cognitive and social development of early childhood education students
Autor: Moura, Lucas Bezerra de
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primer miembro de la banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Segundo miembro de la banca: Santos, Josely Alves dos
Resumen: O presente artigo decorre de uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo principal analisar e descrever o papel que cumpre as atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes da Educação Infantil. Por meio deste estudo buscou-se dar respostas à seguinte pergunta norteadora: Quais são as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social das crianças de 4 e 5 anos? Diante da pesquisa bibliográfica desenvolvida, constatou-se que as atividades lúdicas têm um papel primordial no processo de evolução intelectual das crianças dessa faixa escolar, uma vez que elas auxiliam no aprimoramento das habilidades cognitivas, no desenvolvimento da memória, atenção e raciocínio lógico. Também propicia cooperação, respeito às diferenças e aquisição de habilidades de comunicação. O estudo realizado indicou, ainda, que o professor da Educação Infantil deve ser um mediador na realização das atividades lúdicas, planejando atividades que estejam alinhadas aos interesses dos estudantes dessa modalidade de ensino para promover a efetivação de aprendizagens significativas.
Abstract: This article stems from bibliographic research, which had as its main objective, to analyze and describe the role that playful activities play in the cognitive and social development of education students. This study sought to provide answers to the following guiding question: What are the contributions of playful activities to the cognitive and social development of 4 and 5-year-old children? In view of the bibliographic research developed, it was found that playful activities have a primary role in the process of intellectual evolution of children in Early Childhood Education, since they help in the improvement of cognitive skills, in the development of memory, attention and logical reasoning. It also provides cooperation, respect for differences and acquisition of communication skills. The study also indicated that the Early Childhood Education teacher should be a mediator in the realization of playful activities, planning activities that are aligned with the interests of Early Childhood Education students to promote the effectiveness of meaningful learning.
Palabras clave: Atividades lúdicas
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo e social
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MOURA, Lucas Bezerra de. As atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes da educação infantil. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46248
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AtividadesLúdicasDesenvolvimento.pdf166 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.