Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46248
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes da educação infantil
Alternate title (s): Playful activities in the cognitive and social development of early childhood education students
Author: Moura, Lucas Bezerra de
First Advisor: Oliveira, Guilherme Saramago de
First member of the Committee: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Second member of the Committee: Santos, Josely Alves dos
Summary: O presente artigo decorre de uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo principal analisar e descrever o papel que cumpre as atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes da Educação Infantil. Por meio deste estudo buscou-se dar respostas à seguinte pergunta norteadora: Quais são as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social das crianças de 4 e 5 anos? Diante da pesquisa bibliográfica desenvolvida, constatou-se que as atividades lúdicas têm um papel primordial no processo de evolução intelectual das crianças dessa faixa escolar, uma vez que elas auxiliam no aprimoramento das habilidades cognitivas, no desenvolvimento da memória, atenção e raciocínio lógico. Também propicia cooperação, respeito às diferenças e aquisição de habilidades de comunicação. O estudo realizado indicou, ainda, que o professor da Educação Infantil deve ser um mediador na realização das atividades lúdicas, planejando atividades que estejam alinhadas aos interesses dos estudantes dessa modalidade de ensino para promover a efetivação de aprendizagens significativas.
Abstract: This article stems from bibliographic research, which had as its main objective, to analyze and describe the role that playful activities play in the cognitive and social development of education students. This study sought to provide answers to the following guiding question: What are the contributions of playful activities to the cognitive and social development of 4 and 5-year-old children? In view of the bibliographic research developed, it was found that playful activities have a primary role in the process of intellectual evolution of children in Early Childhood Education, since they help in the improvement of cognitive skills, in the development of memory, attention and logical reasoning. It also provides cooperation, respect for differences and acquisition of communication skills. The study also indicated that the Early Childhood Education teacher should be a mediator in the realization of playful activities, planning activities that are aligned with the interests of Early Childhood Education students to promote the effectiveness of meaningful learning.
Keywords: Atividades lúdicas
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo e social
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOURA, Lucas Bezerra de. As atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes da educação infantil. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46248
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtividadesLúdicasDesenvolvimento.pdf166 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.