Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6878-1195
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais
Autor(es): Oliveira, Thaynara Quixabeira
Primeiro orientador: Quillici Neto, Armindo
Primeiro membro da banca: Silva, Lilian Calaça da
Segundo membro da banca: Não se aplica, Não se aplica
Resumo: A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvida no âmbito do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) buscou avaliar se o currículo do curso de Pedagogia, da FACED/UFU, contempla conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista, preparando os futuros pedagogos para enfrentar questões de racismo no ambiente escolar. A justificativa para o trabalho baseia-se na importância de alinhar a formação docente às demandas legais e sociais de combate ao racismo, considerando que a escola é um espaço privilegiado para a construção de uma sociedade inclusiva. Para alcançar os objetivos, foram analisados os componentes curriculares do curso, com ênfase na disciplina optativa Racismo e Educação: desafios para a formação docente, considerando, ainda, as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.532/2023. Os resultados indicam progressos na abordagem de questões relativas a questões étnico-raciais, porém evidenciam que essa tratativa é feita de maneira superficial, sem a efetiva integração da educação antirracista nas práticas institucionais nem o atendimento pleno aos instrumentos legais.
Palavras-chave: Formação pedagógica
Racismo
Lei nº 14.532/2023
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Thaynara Quixabeira.A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormaçãoProfessoresAplicação.pdfTCC393.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.