Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Thaynara Quixabeira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T10:07:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T10:07:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Thaynara Quixabeira.A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244 | - |
| dc.description.sponsorship | European Union Programme | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEAL - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEMAT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPERGS - Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FATEC - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAU - Fundação de Apoio Universitário | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Finep - Financiadora de Estudos e Projetos | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FMB - Fundação Manoel de Barros | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FNS - Fundo Nacional de Saúde - Ministério da Saúde | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FPM - Faculdade Patos de Minas | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação Lemann | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | GCUB - Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Holcim Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | IFM - Instituto Fábrica do Milênio | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | IFNMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | INEO - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | INCT-Hympar Sudeste - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | INCT-MACC - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Medicina Assistida por Computação Científica | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | INCT-EIE - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia De Estruturas Inteligentes em Engenharia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | IMMP - Instituto Multidiciplinar de Materiais Poliméricos | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | IQUFU - Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | MCTESTP - Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | N-Biofar - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nano-Biofarmacêutica | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Nanobrax | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | National Science Foundation | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | NSF - National Science Foundation | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | OEA - Organização das Nações Americanas | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Petrobrás - Petróleo Brasileiro S.A | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Petropasy Tecnologia em Poliuretanos | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Prefeitura Municipal de Ituiutaba | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Rede Fitocerrado | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | RQMG - Rede Mineira de Química | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | SEE/SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | SES-MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UEG - Universidade Estadual de Goiás | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UF - Universidade da Flórida | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFAC - Universidade Federal do Acre | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UNEC - Centro Universitário de Caratinga | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxá | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UNIFRAN - Universidade de Franca | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | VALE S. A. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | ZF_Sachs do Brasil | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Racismo | pt_BR |
| dc.subject | Lei nº 14.532/2023 | pt_BR |
| dc.title | A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Quillici Neto, Armindo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911Z9&tokenCaptchar=03AFcWeA4ONdkbAMA2uSlk6wj3Cg2OTskwhkqXG_Ez8hWYF8JO2U_wH9Yr3pYm6eq0GsbNHMRWYaNuIetGbRWpD0nUWOQPEss-_HW3LqoA_ShqbnfqSSGPCYDWpuXPM3yAcCoZu8rwXLhN7ThGznsAE45Nh3aiEv9fpGi0_qDMlLYMLA3qcKgO7ex0xLoYtybO8mAVbGuPuwAO1zZt0nlYRu9ILNUzaE6LC6rwwTrAX7jT4rhi0_yYi6G7zOlzkWwMfLLK5yCajChZmrbsv4LyMGOLY6pmDh-I42rpd1jovqsarDucQIWv2BjdW1Mbx1O8Rw4hkIu58bIevpc-ypv0MBWjSF0nW7UxCESczL3IdnJnyAtdPUqGHsyrU6cJ6x1iodUXmxommAyN3RJZgGjJMj7npzJCU6X0QULXx3xCM_2awUunjtvY5KTiG2-qQfb9NRjRijWykFpJqppg3-HpDW5U-_mg4utFlHY69JOB-wRYTXehk5tLX9S2_qnvVfCMKkG7_OMRR3nuLpBMJLv20cREueJIWnbhPz4Ev-E6KYdfnF2Uy25E8rMpISQKZWVcrv2qsW2HwHGaUFn3VDQCyDOMe6KiKVhIZ2LA96YJ4hnXLiQKHIcMMwFPk-DhUnJFhjxy3nLNiQ7UzlfUv9R_mS94WQK1BiHSUtXl02F8KIWm_-2AAF06BztZaoo-KaDkrbTMaxGxgawyNHfQK8TltW8EeoEx3_08AzHTMLqsZdaiwa59R5aQIG54EpPt2DseIlZGVZEsEc3cd6q-KQaAIzQxlIjoxp4lBaav2P5RrVqSiumf-fNBjSmSEwpcv6etp0GNJcVIJdu-Cg_R2OSTIEwWAtqFCe5GSChzuy8IAQdORayduqC4QLcdMpt1k7dZ0e6UyimwPeAzrp0rYRV9g8ozkNWKGjsWGNy6gYDd-hhUOLx711D0bipPMtvF8RSUnP6OzHAK9T0QK5t-Vljp_JUkQ0wdFC3EYJIXQKzYtkJW0BB2n2uJoCkTny7-H2HUyax0O9-0zVRGJy6RhEot_EoYMGGZpQZQbA | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Lilian Calaça da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760590J3&tokenCaptchar=03AFcWeA5dQfCWE-SaGCPbyCdW1phfYVSsxx2_SGBbEbEOzN5HAY8LSfXpqz3YBpEKrRXM2saOqPkkdmg2x4Upb-EUrQFXuwzxe_WieVdwQ-ziHRgCWfDa69Ypf4X3K98zYewE7QrIVpjTcIj36qpF7KF8ZkUQt4MIAdUrh2mXLb3Z74JYeraKCtXO6ey6AVGVGuDf6t5rs1nOqxbbpcpsMgr7IComsiNTs_rhyB5XllEfnonJq_-44kG0_x65c2vTVNHNJRj2UYYP-pbR8tnOUhwmz0sp5WUC_rSBUiwV8pCAL_yiMFk23idMCO7LhPcusslMJxHJK_NAQ6Nap7W7D2bAPKvYybSWo7cl3H4QfapHcXTi6Ld3uTVmNqsZDc_zPYV5oGsDhKMNDlaMErPNeDUja2q0eQfIMK_P6jQ1n0lQPTHC2pFGuJTX2ufFK5vGCYnkG2-DT7vVmzmzHELqwOOeTiNu0khHrwzozPeAEGmfngXsBf3MKu9Io69aJuqZBJdg-ew1zYqdv3ec84a8r8qUrqfb6TPqNTI4z6WVtQTZ01y6NPW1P3JX-BGE_jI2fHtiGMuWyJpYoIgE6l3X8hio-PefVIPK8ISuJxHeWh260sdSnXKwb1YKBYz249s2s6hsnJSXCnNI-AyoPV2pLeacAMVlp5w2nI8o0Uu7DiOt-jwulJ-NEXLi2hOlJQ2U6QsarRoNmL3BFpESxCqMeaJ2gFO2ze0RAiLtGIJ_csvdyvdTRX37QEsAaq565eZL51fYzth4lyKofb1uRuKZGTo2o4OABf1ikRkq4eoUJ0wQZ5v6K8f-MZft4C6QXrE7_laFyWLOn5o48FtryhUbMBYUsHT3d7S6TFaWt-6bol266Wp2ZEwz4TgF4lTVETzuovhFJ0zMYHDhMJzccrPONvSQXMPjVIfO2aExFvx6Dvl_Idp-7DOJ8G9-0d0izCA913smpJBMgPvCoNfbGupWAhKgQfgKs3mqdLsDot1Yfhj-IKsSvN478GMXI_CUQTf_0Xtl_wVaUFr1Oozi86A5JJeF5p7u3H3h5A | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Não se aplica, Não se aplica | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | Não se aplica | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8716255A7&tokenCaptchar=03AFcWeA5kbv266t8uxzITHp5sS4_NCS6tifafYqMDEP8j-F1UPBX7205EKOctgi5Jb95Xz8jF2KjRb0b8hiTFQ7Vxb3GHihj0JaYhseIsQYG69S3DKUWhQ00pONfrQkBRlV3WTvpSNv6FJzApWQDj5NGwfgHxvEdqpvu-nGhFCm_0V6MkkME5Q4QsUZmnSvn0wZbg9jPQ5U-yCCHPHcp47dZFXMvEL4-hpYNcxDrP05db7dN-7xullN_ChdmKKWiS2IatTOch2v8VRfENOU94FMMsccZM5grct4OXiVxFGMxr28jyonpvaLOrOlLRdBZlAiRsq9Bc0BN1hP1TXf8d0X1jcZ6_yig26bFlmSpEV8RBDOkOON41YJLR63CwhZZQEWCZKxwg-03Bbr2_3bQPajuw2ahC3glbWXO_yPjb_5Wnzv6gi9xEvenovRLtSdz_7lvP9-JuOYQBcYeOneQoQ0_nY3ereEVI_l3fSLY0TsdjS0IdkqS6-cBQHlKkcDVVTXXmrb9nMYAP860SwhxhEJk_dsnzGnUXUA3Mqlk14Dni0twcFf3NglSoJgz2ow1QwUNPeQxMetY-wh-kTzP_chhcLcrGsZ0TPRBeMEm98Orkmovsf6rIXwQxQMWixISm9inf0vZ7ISLQHkX-Qh1qZ_r9-11arD73GZKOLEheOcpKqcizTlvCvrcv52gh23c2tzdlBQsutOEbsED19m5zNteFKBJGsohlAXN2wJs6MdKe4oPeTA3lifA_l093c-5X3T2pzLVoJRZVL00g1qDHRm5FhR5Rkvq-VT08Cg05wHVRmcD76yS2niKn3hkm-p5Yuqm9gnnyiUq4Xh1QkyAs4OPhoj6vU751x2Wo8H-ow95waxPBj_yGWMQW4BBInjlMpq-VhsqHzl0hOqPRgZjYxom9ud1ZpG0rSGudO7B1oX_J50IURYCL23a8H2FxBf1dt13Rg1be4K6_r50VcZBXu8a2FSlnVMGDZs4k2gWJFkcF-cdzyzkvVp4ih-xQTWrPe4-FnPhVkXbtqLS1QjwqQPDus8icqFtVVl4tonb2Q-qaZGx7oc0qCDY | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvida no âmbito do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) buscou avaliar se o currículo do curso de Pedagogia, da FACED/UFU, contempla conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista, preparando os futuros pedagogos para enfrentar questões de racismo no ambiente escolar. A justificativa para o trabalho baseia-se na importância de alinhar a formação docente às demandas legais e sociais de combate ao racismo, considerando que a escola é um espaço privilegiado para a construção de uma sociedade inclusiva. Para alcançar os objetivos, foram analisados os componentes curriculares do curso, com ênfase na disciplina optativa Racismo e Educação: desafios para a formação docente, considerando, ainda, as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.532/2023. Os resultados indicam progressos na abordagem de questões relativas a questões étnico-raciais, porém evidenciam que essa tratativa é feita de maneira superficial, sem a efetiva integração da educação antirracista nas práticas institucionais nem o atendimento pleno aos instrumentos legais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186839231 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoProfessoresAplicação.pdf | TCC | 393.84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
