Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6878-1195
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais
Autor: Oliveira, Thaynara Quixabeira
Primer orientador: Quillici Neto, Armindo
Primer miembro de la banca: Silva, Lilian Calaça da
Segundo miembro de la banca: Não se aplica, Não se aplica
Resumen: A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvida no âmbito do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) buscou avaliar se o currículo do curso de Pedagogia, da FACED/UFU, contempla conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista, preparando os futuros pedagogos para enfrentar questões de racismo no ambiente escolar. A justificativa para o trabalho baseia-se na importância de alinhar a formação docente às demandas legais e sociais de combate ao racismo, considerando que a escola é um espaço privilegiado para a construção de uma sociedade inclusiva. Para alcançar os objetivos, foram analisados os componentes curriculares do curso, com ênfase na disciplina optativa Racismo e Educação: desafios para a formação docente, considerando, ainda, as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.532/2023. Os resultados indicam progressos na abordagem de questões relativas a questões étnico-raciais, porém evidenciam que essa tratativa é feita de maneira superficial, sem a efetiva integração da educação antirracista nas práticas institucionais nem o atendimento pleno aos instrumentos legais.
Palabras clave: Formação pedagógica
Racismo
Lei nº 14.532/2023
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Thaynara Quixabeira.A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoProfessoresAplicação.pdfTCC393.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.