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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-6878-1195 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais |
| Autor: | Oliveira, Thaynara Quixabeira |
| Primer orientador: | Quillici Neto, Armindo |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Lilian Calaça da |
| Segundo miembro de la banca: | Não se aplica, Não se aplica |
| Resumen: | A pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvida no âmbito do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) buscou avaliar se o currículo do curso de Pedagogia, da FACED/UFU, contempla conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para a educação antirracista, preparando os futuros pedagogos para enfrentar questões de racismo no ambiente escolar. A justificativa para o trabalho baseia-se na importância de alinhar a formação docente às demandas legais e sociais de combate ao racismo, considerando que a escola é um espaço privilegiado para a construção de uma sociedade inclusiva. Para alcançar os objetivos, foram analisados os componentes curriculares do curso, com ênfase na disciplina optativa Racismo e Educação: desafios para a formação docente, considerando, ainda, as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.532/2023. Os resultados indicam progressos na abordagem de questões relativas a questões étnico-raciais, porém evidenciam que essa tratativa é feita de maneira superficial, sem a efetiva integração da educação antirracista nas práticas institucionais nem o atendimento pleno aos instrumentos legais. |
| Palabras clave: | Formação pedagógica Racismo Lei nº 14.532/2023 |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | OLIVEIRA, Thaynara Quixabeira.A formação de professores e a aplicação da Lei nº 14.532/2023: uma análise do currículo do curso de pedagogia de uma universidade federal de Minas Gerais. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46244 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FormaçãoProfessoresAplicação.pdf | TCC | 393.84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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