Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46241
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-2860-2755
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância da leitura e escrita no desenvolvimento de alunos da educação infantil e da educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): The importance of reading and writing in the development of early childhood education and inclusive education students
Autor(es): Farias, Daniela Francisca
Primeiro orientador: Saramago de Oliveira, Guilherme
Primeiro membro da banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Segundo membro da banca: Santos, Josely Alves dos
Resumo: O presente artigo discorre sobre a importância do professor no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da educação infantil e na educação inclusiva, com o objetivo de explorar as diferentes metodologias e abordagens pedagógicas que são significativas e eficazes para o aluno, e destacando a necessidade de um ambiente de aprendizagem estimulante, lúdico e acolhedor, que leve em consideração as individualidades de cada criança. A formação continuada em serviço, no que se refere à profissão docente fazendo que o mesmo tenha conhecimento na forma de fundamentar suas metodologias e implementar sua forma de ensino onde é estabelecida orientações e direcionamento a modo de formar um aprendizado prospero e a colaboração com a família também serão abordadas como fatores essenciais para o sucesso do processo de aprendizado. Onde investiga a importância fundamental da leitura e da escrita e dando ênfase na inclusão de alunos com alguma deficiencia. A pesquisa demonstra como o acesso desde a educação infantil, a prática de leitura e escrita contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, socioemocional e acadêmico dessas crianças, pois um aprendizado solido e coerente leva conseguintemente o aluno a se destacar com uma educação de sucesso.
Abstract: This article discusses the importance of the teacher in the development of reading and writing skills in early childhood education and in inclusive education, with the aim of exploring the different methodologies and pedagogical approaches that are meaningful and effective for the student, and highlighting the need for a stimulating, playful and welcoming learning environment that takes into account the individualities of each child. Continuing in-service training, with regard to the teaching profession, ensuring that the teacher has knowledge on how to base their methodologies and implement their teaching style, where guidelines and guidance are established in order to form a prosperous learning experience, and collaboration with the family will also be addressed as essential factors for the success of the learning process. Where it investigates the fundamental importance of reading and writing and giving due proviso to the inclusion of students with special needs. The research demonstrates how access, from early childhood education, to the practice of reading and writing contribute significantly to the cognitive, linguistic, socio-emotional and academic development of these children, since solid and coherent learning consequently leads the student to stand out with a successful education.
Palavras-chave: Leitura
Inclusão
Aprendizado
Educação infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIAS, Daniela Francisca .A importância da leitura e escrita no desenvolvimento de alunos da educação infantil e da educação inclusiva. 2025. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46241
Data de defesa: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportanciaLeituraEscrita.pdf127.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons