Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46241Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Farias, Daniela Francisca | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-26T13:31:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-26T13:31:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | FARIAS, Daniela Francisca .A importância da leitura e escrita no desenvolvimento de alunos da educação infantil e da educação inclusiva. 2025. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46241 | - |
| dc.description.abstract | This article discusses the importance of the teacher in the development of reading and writing skills in early childhood education and in inclusive education, with the aim of exploring the different methodologies and pedagogical approaches that are meaningful and effective for the student, and highlighting the need for a stimulating, playful and welcoming learning environment that takes into account the individualities of each child. Continuing in-service training, with regard to the teaching profession, ensuring that the teacher has knowledge on how to base their methodologies and implement their teaching style, where guidelines and guidance are established in order to form a prosperous learning experience, and collaboration with the family will also be addressed as essential factors for the success of the learning process. Where it investigates the fundamental importance of reading and writing and giving due proviso to the inclusion of students with special needs. The research demonstrates how access, from early childhood education, to the practice of reading and writing contribute significantly to the cognitive, linguistic, socio-emotional and academic development of these children, since solid and coherent learning consequently leads the student to stand out with a successful education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.title | A importância da leitura e escrita no desenvolvimento de alunos da educação infantil e da educação inclusiva | pt_BR |
| dc.title.alternative | The importance of reading and writing in the development of early childhood education and inclusive education students | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Saramago de Oliveira, Guilherme | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9522343899468842 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Faria, Tatiane Daby de Fatima | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3584847393958468 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Josely Alves dos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160346954806173 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo discorre sobre a importância do professor no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da educação infantil e na educação inclusiva, com o objetivo de explorar as diferentes metodologias e abordagens pedagógicas que são significativas e eficazes para o aluno, e destacando a necessidade de um ambiente de aprendizagem estimulante, lúdico e acolhedor, que leve em consideração as individualidades de cada criança. A formação continuada em serviço, no que se refere à profissão docente fazendo que o mesmo tenha conhecimento na forma de fundamentar suas metodologias e implementar sua forma de ensino onde é estabelecida orientações e direcionamento a modo de formar um aprendizado prospero e a colaboração com a família também serão abordadas como fatores essenciais para o sucesso do processo de aprendizado. Onde investiga a importância fundamental da leitura e da escrita e dando ênfase na inclusão de alunos com alguma deficiencia. A pesquisa demonstra como o acesso desde a educação infantil, a prática de leitura e escrita contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, socioemocional e acadêmico dessas crianças, pois um aprendizado solido e coerente leva conseguintemente o aluno a se destacar com uma educação de sucesso. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 13 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186779177 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ImportanciaLeituraEscrita.pdf | 127.16 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
