Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFarias, Daniela Francisca-
dc.date.accessioned2025-06-26T13:31:03Z-
dc.date.available2025-06-26T13:31:03Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationFARIAS, Daniela Francisca .A importância da leitura e escrita no desenvolvimento de alunos da educação infantil e da educação inclusiva. 2025. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46241-
dc.description.abstractThis article discusses the importance of the teacher in the development of reading and writing skills in early childhood education and in inclusive education, with the aim of exploring the different methodologies and pedagogical approaches that are meaningful and effective for the student, and highlighting the need for a stimulating, playful and welcoming learning environment that takes into account the individualities of each child. Continuing in-service training, with regard to the teaching profession, ensuring that the teacher has knowledge on how to base their methodologies and implement their teaching style, where guidelines and guidance are established in order to form a prosperous learning experience, and collaboration with the family will also be addressed as essential factors for the success of the learning process. Where it investigates the fundamental importance of reading and writing and giving due proviso to the inclusion of students with special needs. The research demonstrates how access, from early childhood education, to the practice of reading and writing contribute significantly to the cognitive, linguistic, socio-emotional and academic development of these children, since solid and coherent learning consequently leads the student to stand out with a successful education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da leitura e escrita no desenvolvimento de alunos da educação infantil e da educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of reading and writing in the development of early childhood education and inclusive education studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Saramago de Oliveira, Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Tatiane Daby de Fatima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584847393958468pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Josely Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160346954806173pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discorre sobre a importância do professor no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da educação infantil e na educação inclusiva, com o objetivo de explorar as diferentes metodologias e abordagens pedagógicas que são significativas e eficazes para o aluno, e destacando a necessidade de um ambiente de aprendizagem estimulante, lúdico e acolhedor, que leve em consideração as individualidades de cada criança. A formação continuada em serviço, no que se refere à profissão docente fazendo que o mesmo tenha conhecimento na forma de fundamentar suas metodologias e implementar sua forma de ensino onde é estabelecida orientações e direcionamento a modo de formar um aprendizado prospero e a colaboração com a família também serão abordadas como fatores essenciais para o sucesso do processo de aprendizado. Onde investiga a importância fundamental da leitura e da escrita e dando ênfase na inclusão de alunos com alguma deficiencia. A pesquisa demonstra como o acesso desde a educação infantil, a prática de leitura e escrita contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, socioemocional e acadêmico dessas crianças, pois um aprendizado solido e coerente leva conseguintemente o aluno a se destacar com uma educação de sucesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration13pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode186779177-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportanciaLeituraEscrita.pdf127.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons