Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46239
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7226-9120
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Práticas pedagógicas na educação infantil: desenvolvimento dos processos de comunicação e interação das crianças com TEA
Título (s) alternativo (s): Pedagogical practices in early childhood education: development of communication and interaction processes of children with ASD
Autor: Olegário, Flávia Elena
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primer miembro de la banca: Daby de Fatima Faria, Tatiane
Segundo miembro de la banca: Alves dos Santos, Josely
Resumen: O presente artigo tem como objetivo identificar práticas pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento do processo de comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre 4 e 5 anos. Também discutido a importância de uma formação profissional adequada e continuada de professores. O estudo, possui uma abordagem metodológica qualitativa e foi desenvolvido por estudos de natureza bibliográfica, onde trouxe a discussão de diversos autores atuais sobre a temática. Como resultados, foram elencadas práticas pedagógicas que segundo teóricos, são eficazes no processo de comunicação e de interação de crianças com TEA.
Abstract: The present article aims to identify pedagogical practices that may contribute to the development of the communication and social interaction process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) between 4 and 5 years old. Furthermore, it discusses the importance of adequate professional training for teachers and the relevance of always being up to date. The study has a qualitative methodological approach and was developed through bibliographic research, bringing the discussion of several current authors on the topic. As results, pedagogical practices were listed which, according to theorists, are effective in the communication and interaction process of children with ASD.
Palabras clave: Práticas pedagógicas
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Comunicação
Formação de professores
Interação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLEGÁRIO, Flávia Elena. Práticas pedagógicas na educação infantil: desenvolvimento dos processos de comunicação e interação das crianças com TEA. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46239
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PráticasPedagógicasEducação.pdfTCC - Trabalho de Conclusão de Curso592.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons