Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46239Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Olegário, Flávia Elena | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-26T13:14:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-26T13:14:46Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | OLEGÁRIO, Flávia Elena. Práticas pedagógicas na educação infantil: desenvolvimento dos processos de comunicação e interação das crianças com TEA. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46239 | - |
| dc.description.abstract | The present article aims to identify pedagogical practices that may contribute to the development of the communication and social interaction process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) between 4 and 5 years old. Furthermore, it discusses the importance of adequate professional training for teachers and the relevance of always being up to date. The study has a qualitative methodological approach and was developed through bibliographic research, bringing the discussion of several current authors on the topic. As results, pedagogical practices were listed which, according to theorists, are effective in the communication and interaction process of children with ASD. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Interação | pt_BR |
| dc.title | Práticas pedagógicas na educação infantil: desenvolvimento dos processos de comunicação e interação das crianças com TEA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Pedagogical practices in early childhood education: development of communication and interaction processes of children with ASD | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Guilherme Saramago de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9522343899468842 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Daby de Fatima Faria, Tatiane | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3584847393958468 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Alves dos Santos, Josely | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160346954806173 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo identificar práticas pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento do processo de comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre 4 e 5 anos. Também discutido a importância de uma formação profissional adequada e continuada de professores. O estudo, possui uma abordagem metodológica qualitativa e foi desenvolvido por estudos de natureza bibliográfica, onde trouxe a discussão de diversos autores atuais sobre a temática. Como resultados, foram elencadas práticas pedagógicas que segundo teóricos, são eficazes no processo de comunicação e de interação de crianças com TEA. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 11 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186779175 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasPedagógicasEducação.pdf | TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 592.66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
