Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOlegário, Flávia Elena-
dc.date.accessioned2025-06-26T13:14:46Z-
dc.date.available2025-06-26T13:14:46Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationOLEGÁRIO, Flávia Elena. Práticas pedagógicas na educação infantil: desenvolvimento dos processos de comunicação e interação das crianças com TEA. 2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46239-
dc.description.abstractThe present article aims to identify pedagogical practices that may contribute to the development of the communication and social interaction process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) between 4 and 5 years old. Furthermore, it discusses the importance of adequate professional training for teachers and the relevance of always being up to date. The study has a qualitative methodological approach and was developed through bibliographic research, bringing the discussion of several current authors on the topic. As results, pedagogical practices were listed which, according to theorists, are effective in the communication and interaction process of children with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na educação infantil: desenvolvimento dos processos de comunicação e interação das crianças com TEApt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in early childhood education: development of communication and interaction processes of children with ASDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Daby de Fatima Faria, Tatiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584847393958468pt_BR
dc.contributor.referee2Alves dos Santos, Josely-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160346954806173pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar práticas pedagógicas que possam contribuir com o desenvolvimento do processo de comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre 4 e 5 anos. Também discutido a importância de uma formação profissional adequada e continuada de professores. O estudo, possui uma abordagem metodológica qualitativa e foi desenvolvido por estudos de natureza bibliográfica, onde trouxe a discussão de diversos autores atuais sobre a temática. Como resultados, foram elencadas práticas pedagógicas que segundo teóricos, são eficazes no processo de comunicação e de interação de crianças com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration11pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode186779175-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasPedagógicasEducação.pdfTCC - Trabalho de Conclusão de Curso592.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons