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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8984-4362
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Moradia e cosmovisão indígena: uma experiência com crianças no ensino de geografia
Título(s) alternativo(s): Housing and Indigenous Worldview: An Experience with Children in Geography Education
Autor(es): Lucca, Julia Frascarelli
Primeiro orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primeiro membro da banca: Souza, Aneuzimira Caldeira
Segundo membro da banca: Menezes, Rodrigo da Silva
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia aborda o ensino do conceito de moradia, incluindo a cosmovisão indígena, para crianças e tem como objetivo discutir esse conceito a partir da pluralidade cultural. Para isso, a metodologia empregada foi a pesquisa-formação que considera as experiências docentes que ocorreram durante o estágio supervisionado, no primeiro ano do ensino fundamental; e a prova prática do ENADE, na última etapa da Educação Infantil. Com base em teóricos dos campos da geografia e da pedagogia, a fundamentação teórica define conceitos como lugar, habitar e moradia e procura relacioná-los às práticas de ensino que buscam a valorização da diversidade cultural. Como resultados, apresenta-se uma proposta de sequência didática voltada para o primeiro ano do ensino fundamental e o relato das duas aplicações realizadas na educação infantil e no ensino fundamental. Por fim, conclui-se sobre a importância de os currículos escolares inserirem conteúdos relacionados à cultura indígena brasileira de maneira a evitar os estereótipos e as generalizações, sobre os benefícios do ensino de geografia com crianças, sobre a necessidade de desemparedarmos as crianças e reintegrá-las à natureza e sobre as vantagens da prática da pesquisa-formação pensando no processo educativo do professor.
Abstract: This final paper in the pedagogy course explores the teaching of the concept of housing to children, including the indigenous worldview, and aims to discuss this concept from the perspective of cultural plurality. The methodology adopted is research-formation that considers the teaching experiences developed during the supervised internship, in the first year of elementary school; as well as the practical ENADE exam, in the last stage of Early Childhood Education. Based on theorists from the fields of geography and pedagogy, the theoretical framework defines concepts such as place, dwelling and housing and connects them to teaching practices that promote cultural diversity. The results include a proposed didactic sequence for first grade students and a report on the two applications carried out in early childhood education and elementary school. The study concludes by emphasizing the importance of including content related to Brazilian indigenous cultures in school curricula to avoid stereotypes and generalizations, the value of teaching geography to children, the need to bring children out from enclosed spaces and reconnect them with nature, and the benefits of the practice of researchtraining in the educational development of teachers.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Pesquisa-formação
Moradia
Cosmovisão indígena
Estágio supervisionado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LUCCA, Julia Frascarelli. Moradia e cosmovisão indígena: uma experiência com crianças no ensino de geografia. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46238
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

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