Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46238
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLucca, Julia Frascarelli-
dc.date.accessioned2025-06-26T13:02:34Z-
dc.date.available2025-06-26T13:02:34Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationLUCCA, Julia Frascarelli. Moradia e cosmovisão indígena: uma experiência com crianças no ensino de geografia. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46238-
dc.description.abstractThis final paper in the pedagogy course explores the teaching of the concept of housing to children, including the indigenous worldview, and aims to discuss this concept from the perspective of cultural plurality. The methodology adopted is research-formation that considers the teaching experiences developed during the supervised internship, in the first year of elementary school; as well as the practical ENADE exam, in the last stage of Early Childhood Education. Based on theorists from the fields of geography and pedagogy, the theoretical framework defines concepts such as place, dwelling and housing and connects them to teaching practices that promote cultural diversity. The results include a proposed didactic sequence for first grade students and a report on the two applications carried out in early childhood education and elementary school. The study concludes by emphasizing the importance of including content related to Brazilian indigenous cultures in school curricula to avoid stereotypes and generalizations, the value of teaching geography to children, the need to bring children out from enclosed spaces and reconnect them with nature, and the benefits of the practice of researchtraining in the educational development of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectPesquisa-formaçãopt_BR
dc.subjectMoradiapt_BR
dc.subjectCosmovisão indígenapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleMoradia e cosmovisão indígena: uma experiência com crianças no ensino de geografiapt_BR
dc.title.alternativeHousing and Indigenous Worldview: An Experience with Children in Geography Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8365789401483604pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia aborda o ensino do conceito de moradia, incluindo a cosmovisão indígena, para crianças e tem como objetivo discutir esse conceito a partir da pluralidade cultural. Para isso, a metodologia empregada foi a pesquisa-formação que considera as experiências docentes que ocorreram durante o estágio supervisionado, no primeiro ano do ensino fundamental; e a prova prática do ENADE, na última etapa da Educação Infantil. Com base em teóricos dos campos da geografia e da pedagogia, a fundamentação teórica define conceitos como lugar, habitar e moradia e procura relacioná-los às práticas de ensino que buscam a valorização da diversidade cultural. Como resultados, apresenta-se uma proposta de sequência didática voltada para o primeiro ano do ensino fundamental e o relato das duas aplicações realizadas na educação infantil e no ensino fundamental. Por fim, conclui-se sobre a importância de os currículos escolares inserirem conteúdos relacionados à cultura indígena brasileira de maneira a evitar os estereótipos e as generalizações, sobre os benefícios do ensino de geografia com crianças, sobre a necessidade de desemparedarmos as crianças e reintegrá-las à natureza e sobre as vantagens da prática da pesquisa-formação pensando no processo educativo do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode186779174-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MoradiaCosmovisãoIndígena.pdfTCC7.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons