Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46235
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-7084-533X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Práticas pedagógicas inclusivas: políticas públicas e legislação
Author: Moreira, Daniele de Oliveira
First Advisor: Prado, Cláudio Gonçalves
First member of the Committee: Claudino, Patrícia Duarte
Second member of the Committee: Pereira, Mariane Gomes
Summary: Este artigo apresenta os desafios e caminhos possíveis para construir uma educação verdadeiramente inclusiva no Brasil, olhando de perto para as leis e políticas públicas que tentam guiar essa transformação. A partir da análise de pesquisas recentes (2015- 2023), documentos oficiais e experiências reais em escolas, o texto conversa sobre conquistas importantes, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também não esconde as pedras no caminho: falta de preparo dos professores, escolas com estrutura inadequada e visões ultrapassadas que ainda resistem. Para que a inclusão saia do papel, é preciso mais do que boas intenções. É essencial que diferentes áreas do governo trabalhem juntas, que se invista em formação continuada e afetiva para os educadores, e que as comunidades escolares sejam ouvidas e participem ativamente desse processo. Só assim a sala de aula poderá refletir, de fato, a diversidade que existe do lado de fora dos muros da escola.
Abstract: This article delves into the challenges and possible pathways for building truly inclusive education in Brazil, closely examining the laws and public policies that attempt to guide this transformation. Based on the analysis of recent research (2015-2023), official documents, and real-life experiences in schools, the text discusses important achievements, such as the Brazilian Inclusion Law (LBI) and the National Common Curricular Base (BNCC), but also does not hide the obstacles along the way: lack of teacher preparation, schools with inadequate infrastructure, and outdated views that still persist. The conclusion? For inclusion to move beyond paper, more than good intentions is needed. It is essential that different government areas work together, that investment is made in continuous and affective training for educators, and that school communities are heard and actively participate in this process. Only then can the classroom truly reflect the diversity that exists outside the school walls.
Keywords: Educação Inclusiva
Direito à Educação
Políticas Públicas
Formação de Professores
Justiça Social
Inclusive Education
Right to Education
Public Policies
Teacher Training
Social Justice
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MOREIRA, Daniele de Oliveira. Práticas pedagógicas inclusivas: políticas públicas e legislação. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46235
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasPedagógicasInclusivas.pdfTCC150.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.