Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46235
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMoreira, Daniele de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-26T12:29:23Z-
dc.date.available2025-06-26T12:29:23Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationMOREIRA, Daniele de Oliveira. Práticas pedagógicas inclusivas: políticas públicas e legislação. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46235-
dc.description.abstractThis article delves into the challenges and possible pathways for building truly inclusive education in Brazil, closely examining the laws and public policies that attempt to guide this transformation. Based on the analysis of recent research (2015-2023), official documents, and real-life experiences in schools, the text discusses important achievements, such as the Brazilian Inclusion Law (LBI) and the National Common Curricular Base (BNCC), but also does not hide the obstacles along the way: lack of teacher preparation, schools with inadequate infrastructure, and outdated views that still persist. The conclusion? For inclusion to move beyond paper, more than good intentions is needed. It is essential that different government areas work together, that investment is made in continuous and affective training for educators, and that school communities are heard and actively participate in this process. Only then can the classroom truly reflect the diversity that exists outside the school walls.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectJustiça Socialpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectRight to Educationpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectSocial Justicept_BR
dc.titlePráticas pedagógicas inclusivas: políticas públicas e legislaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Cláudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Claudino, Patrícia Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653968462250483pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mariane Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310185367904609pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os desafios e caminhos possíveis para construir uma educação verdadeiramente inclusiva no Brasil, olhando de perto para as leis e políticas públicas que tentam guiar essa transformação. A partir da análise de pesquisas recentes (2015- 2023), documentos oficiais e experiências reais em escolas, o texto conversa sobre conquistas importantes, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também não esconde as pedras no caminho: falta de preparo dos professores, escolas com estrutura inadequada e visões ultrapassadas que ainda resistem. Para que a inclusão saia do papel, é preciso mais do que boas intenções. É essencial que diferentes áreas do governo trabalhem juntas, que se invista em formação continuada e afetiva para os educadores, e que as comunidades escolares sejam ouvidas e participem ativamente desse processo. Só assim a sala de aula poderá refletir, de fato, a diversidade que existe do lado de fora dos muros da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode186779172-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PráticasPedagógicasInclusivas.pdfTCC150.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.