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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46235| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-7084-533X |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Práticas pedagógicas inclusivas: políticas públicas e legislação |
| Autor: | Moreira, Daniele de Oliveira |
| Primer orientador: | Prado, Cláudio Gonçalves |
| Primer miembro de la banca: | Claudino, Patrícia Duarte |
| Segundo miembro de la banca: | Pereira, Mariane Gomes |
| Resumen: | Este artigo apresenta os desafios e caminhos possíveis para construir uma educação verdadeiramente inclusiva no Brasil, olhando de perto para as leis e políticas públicas que tentam guiar essa transformação. A partir da análise de pesquisas recentes (2015- 2023), documentos oficiais e experiências reais em escolas, o texto conversa sobre conquistas importantes, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também não esconde as pedras no caminho: falta de preparo dos professores, escolas com estrutura inadequada e visões ultrapassadas que ainda resistem. Para que a inclusão saia do papel, é preciso mais do que boas intenções. É essencial que diferentes áreas do governo trabalhem juntas, que se invista em formação continuada e afetiva para os educadores, e que as comunidades escolares sejam ouvidas e participem ativamente desse processo. Só assim a sala de aula poderá refletir, de fato, a diversidade que existe do lado de fora dos muros da escola. |
| Abstract: | This article delves into the challenges and possible pathways for building truly inclusive education in Brazil, closely examining the laws and public policies that attempt to guide this transformation. Based on the analysis of recent research (2015-2023), official documents, and real-life experiences in schools, the text discusses important achievements, such as the Brazilian Inclusion Law (LBI) and the National Common Curricular Base (BNCC), but also does not hide the obstacles along the way: lack of teacher preparation, schools with inadequate infrastructure, and outdated views that still persist. The conclusion? For inclusion to move beyond paper, more than good intentions is needed. It is essential that different government areas work together, that investment is made in continuous and affective training for educators, and that school communities are heard and actively participate in this process. Only then can the classroom truly reflect the diversity that exists outside the school walls. |
| Palabras clave: | Educação Inclusiva Direito à Educação Políticas Públicas Formação de Professores Justiça Social Inclusive Education Right to Education Public Policies Teacher Training Social Justice |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MOREIRA, Daniele de Oliveira. Práticas pedagógicas inclusivas: políticas públicas e legislação. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46235 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasPedagógicasInclusivas.pdf | TCC | 150.07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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