Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2294-3171
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil
Autor(es): Martins, Érika de Oliveira
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primeiro membro da banca: Santos, Josely Alves dos
Segundo membro da banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Resumo: Este artigo aborda a contação de histórias como um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento cognitivo (incluindo linguagem, atenção e memória) e afetivo (como empatia, expressão de emoções e construção de vínculos sociais). Com o objetivo de compreender como ela pode ser utilizada de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa evidencia que a contação de histórias vai além do entretenimento, atuando como ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças, ao estimular aspectos cognitivos, afetivos, linguísticos e sociais. Ressalta-se a importância da mediação do educador na seleção dos textos, na condução da narrativa, no aproveitamento dos desdobramentos pedagógicos e na utilização de recursos adequados, aspectos que ampliam o repertório cultural, favorecem a empatia, a criatividade e o pensamento crítico. Quando integrada de forma sistemática e intencional ao currículo e às experiências das crianças, a contação de histórias contribui para aprendizagens mais significativas, ampliando o contato com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento de competências essenciais.
Palavras-chave: Contação de histórias
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Storytelling
Child Development
Learning
Early Childhood Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Érika de Oliveira. Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendendoHistóriasImportância.pdfTCC196.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.