Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Martins, Érika de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-26T12:25:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-26T12:25:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Érika de Oliveira. Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Storytelling | pt_BR |
| dc.subject | Child Development | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
| dc.title | Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Guilherme Saramago de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9522343899468842 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Josely Alves dos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160346954806173 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Faria, Tatiane Daby de Fatima | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3584847393958468 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo aborda a contação de histórias como um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento cognitivo (incluindo linguagem, atenção e memória) e afetivo (como empatia, expressão de emoções e construção de vínculos sociais). Com o objetivo de compreender como ela pode ser utilizada de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa evidencia que a contação de histórias vai além do entretenimento, atuando como ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças, ao estimular aspectos cognitivos, afetivos, linguísticos e sociais. Ressalta-se a importância da mediação do educador na seleção dos textos, na condução da narrativa, no aproveitamento dos desdobramentos pedagógicos e na utilização de recursos adequados, aspectos que ampliam o repertório cultural, favorecem a empatia, a criatividade e o pensamento crítico. Quando integrada de forma sistemática e intencional ao currículo e às experiências das crianças, a contação de histórias contribui para aprendizagens mais significativas, ampliando o contato com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento de competências essenciais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 17 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186779170 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AprendendoHistóriasImportância.pdf | TCC | 196.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
