Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Érika de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-26T12:25:45Z-
dc.date.available2025-06-26T12:25:45Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Érika de Oliveira. Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.titleAprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Josely Alves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160346954806173pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Tatiane Daby de Fatima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584847393958468pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda a contação de histórias como um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento cognitivo (incluindo linguagem, atenção e memória) e afetivo (como empatia, expressão de emoções e construção de vínculos sociais). Com o objetivo de compreender como ela pode ser utilizada de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa evidencia que a contação de histórias vai além do entretenimento, atuando como ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças, ao estimular aspectos cognitivos, afetivos, linguísticos e sociais. Ressalta-se a importância da mediação do educador na seleção dos textos, na condução da narrativa, no aproveitamento dos desdobramentos pedagógicos e na utilização de recursos adequados, aspectos que ampliam o repertório cultural, favorecem a empatia, a criatividade e o pensamento crítico. Quando integrada de forma sistemática e intencional ao currículo e às experiências das crianças, a contação de histórias contribui para aprendizagens mais significativas, ampliando o contato com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento de competências essenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode186779170-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprendendoHistóriasImportância.pdfTCC196.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.