Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-2294-3171 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil |
| Autor: | Martins, Érika de Oliveira |
| Primer orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
| Primer miembro de la banca: | Santos, Josely Alves dos |
| Segundo miembro de la banca: | Faria, Tatiane Daby de Fatima |
| Resumen: | Este artigo aborda a contação de histórias como um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento cognitivo (incluindo linguagem, atenção e memória) e afetivo (como empatia, expressão de emoções e construção de vínculos sociais). Com o objetivo de compreender como ela pode ser utilizada de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa evidencia que a contação de histórias vai além do entretenimento, atuando como ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças, ao estimular aspectos cognitivos, afetivos, linguísticos e sociais. Ressalta-se a importância da mediação do educador na seleção dos textos, na condução da narrativa, no aproveitamento dos desdobramentos pedagógicos e na utilização de recursos adequados, aspectos que ampliam o repertório cultural, favorecem a empatia, a criatividade e o pensamento crítico. Quando integrada de forma sistemática e intencional ao currículo e às experiências das crianças, a contação de histórias contribui para aprendizagens mais significativas, ampliando o contato com a linguagem, a cultura e o desenvolvimento de competências essenciais. |
| Palabras clave: | Contação de histórias Desenvolvimento Infantil Educação Infantil Storytelling Child Development Learning Early Childhood Education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MARTINS, Érika de Oliveira. Aprendendo com histórias: a importância da contação de histórias na educação infantil. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46234 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AprendendoHistóriasImportância.pdf | TCC | 196.74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
