Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46229| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-2860-2755 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A ludicidade na educação infantil |
| Autor(es): | Serafim, Enrica Alves Lombardi |
| Primeiro orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
| Primeiro membro da banca: | Serra, Márcia Regina de Araújo |
| Segundo membro da banca: | Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza |
| Resumo: | O presente artigo aborda a importância da ludicidade na educação infantil, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A ludicidade é a capacidade de aprender e se desenvolver por meio de experiências prazerosas, como brincadeiras, jogos e atividades recreativas. O psicólogo, Vygotsky, em uma de suas teorias histórico-cultural, propunha que, por meio das brincadeiras, as crianças conseguiam internalizar conceitos, desenvolver habilidades cognitivas e sociais, e explorar o mundo ao seu redor de maneira simbólica e criativa, pois o brincar é fundamental para a constituição do pensamento infantil. Para que a ludicidade se afirme como instrumento eficaz de ensino-aprendizagem, sendo um processo contínuo e interativo em que o docente transmite conhecimentos, habilidades e valores ao educando, é fundamental que os educadores estejam capacitados a planejar e implementar atividades lúdicas, que respeitem o desenvolvimento e os interesses das crianças. Ao incorporar atividades lúdicas no ambiente escolar, os educadores criam oportunidades para que as crianças explorem, experimentem e descubram de maneira ativa e envolvente. Essas experiências favorecem a aprendizagem significativa, pois respeitam o ritmo e os interesses dos pequenos, tornando o processo educativo mais prazeroso e eficaz |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Desenvolvimento Brincar Ludicidade Recursos |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SERAFIM, Enrica Alves Lombardi. A ludicidade na educação infantil. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46229 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LudicidadeEducaçãoInfantil.pdf | TCC | 525.67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
