Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46229Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Serafim, Enrica Alves Lombardi | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-25T15:01:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-25T15:01:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | SERAFIM, Enrica Alves Lombardi. A ludicidade na educação infantil. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46229 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
| dc.subject | Brincar | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Recursos | pt_BR |
| dc.title | A ludicidade na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Puentes, Roberto Valdés | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7209641521030831 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Serra, Márcia Regina de Araújo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6576142299093872 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2448923411800048 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0873843004563526 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo aborda a importância da ludicidade na educação infantil, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A ludicidade é a capacidade de aprender e se desenvolver por meio de experiências prazerosas, como brincadeiras, jogos e atividades recreativas. O psicólogo, Vygotsky, em uma de suas teorias histórico-cultural, propunha que, por meio das brincadeiras, as crianças conseguiam internalizar conceitos, desenvolver habilidades cognitivas e sociais, e explorar o mundo ao seu redor de maneira simbólica e criativa, pois o brincar é fundamental para a constituição do pensamento infantil. Para que a ludicidade se afirme como instrumento eficaz de ensino-aprendizagem, sendo um processo contínuo e interativo em que o docente transmite conhecimentos, habilidades e valores ao educando, é fundamental que os educadores estejam capacitados a planejar e implementar atividades lúdicas, que respeitem o desenvolvimento e os interesses das crianças. Ao incorporar atividades lúdicas no ambiente escolar, os educadores criam oportunidades para que as crianças explorem, experimentem e descubram de maneira ativa e envolvente. Essas experiências favorecem a aprendizagem significativa, pois respeitam o ritmo e os interesses dos pequenos, tornando o processo educativo mais prazeroso e eficaz | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 10 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186711130 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LudicidadeEducaçãoInfantil.pdf | TCC | 525.67 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
