Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSerafim, Enrica Alves Lombardi-
dc.date.accessioned2025-06-25T15:01:00Z-
dc.date.available2025-06-25T15:01:00Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSERAFIM, Enrica Alves Lombardi. A ludicidade na educação infantil. 2025. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46229-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Márcia Regina de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576142299093872pt_BR
dc.contributor.referee2Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448923411800048pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0873843004563526pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda a importância da ludicidade na educação infantil, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A ludicidade é a capacidade de aprender e se desenvolver por meio de experiências prazerosas, como brincadeiras, jogos e atividades recreativas. O psicólogo, Vygotsky, em uma de suas teorias histórico-cultural, propunha que, por meio das brincadeiras, as crianças conseguiam internalizar conceitos, desenvolver habilidades cognitivas e sociais, e explorar o mundo ao seu redor de maneira simbólica e criativa, pois o brincar é fundamental para a constituição do pensamento infantil. Para que a ludicidade se afirme como instrumento eficaz de ensino-aprendizagem, sendo um processo contínuo e interativo em que o docente transmite conhecimentos, habilidades e valores ao educando, é fundamental que os educadores estejam capacitados a planejar e implementar atividades lúdicas, que respeitem o desenvolvimento e os interesses das crianças. Ao incorporar atividades lúdicas no ambiente escolar, os educadores criam oportunidades para que as crianças explorem, experimentem e descubram de maneira ativa e envolvente. Essas experiências favorecem a aprendizagem significativa, pois respeitam o ritmo e os interesses dos pequenos, tornando o processo educativo mais prazeroso e eficazpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration10pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.orcid.putcode186711130-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LudicidadeEducaçãoInfantil.pdfTCC525.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons