Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-9665-9721
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Storytelling and the learning of numerical concepts in early childhood education
Autor(es): Sousa, Gizelle Barbosa da Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primeiro membro da banca: Santos, Josely Alves dos
Segundo membro da banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Resumo: O presente artigo investiga quais são as contribuições pedagógicas da contação de história no aprendizado dos conceitos numéricos pelas crianças da educação infantil, turmas da pré-escola. Esse trabalho tem objetivo de desenvolver um estudo sobre os saberes que a contação de história contribui para aprendizado na construção de números. Através da análise de fundamentos teóricos e práticos, demonstra-se que a narrativa contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, promovendo uma aprendizagem lúdica, contextualizada e significativa da Matemática. As histórias permitem que os conceitos matemáticos sejam explorados de maneira concreta e integrada ao cotidiano infantil, estimulando habilidades como a atenção, memória, imaginação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Assim, a contação de histórias torna-se uma abordagem eficaz para tornar o ensino da Matemática mais acessível, prazeroso e formativo.
Abstract: This article investigates the pedagogical contributions of storytelling to the learning of numerical concepts by preschool children in early childhood education. The objective of this study is to explore how storytelling supports the construction of numerical knowledge. Through the analysis of theoretical and practical foundations, it is demonstrated that storytelling significantly contributes to children's cognitive, emotional, and social development, promoting a playful, contextualized, and meaningful approach to learning Mathematics. Stories allow mathematical concepts to be explored in a concrete and integrated way within the children's daily lives, stimulating skills such as attention, memory, imagination, logical reasoning, and problem-solving. Thus, storytelling becomes an effective strategy for making Mathematics teaching more accessible, enjoyable, and formative.
Palavras-chave: Educação Infantil
Early Childhood Education
Contação de Histórias
Storytelling
Matemática
Mathematics
Conceitos Numéricos
Numerical Concepts
Desenvolvimento Cognitivo
Cognitive Development
Prática Pedagógica
Pedagogical Practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Gizelle Barbosa da Silva. Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil . 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContaçãoHistóriasAprendizado.pdf179.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.