Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-9665-9721 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil |
| Título(s) alternativo(s): | Storytelling and the learning of numerical concepts in early childhood education |
| Autor(es): | Sousa, Gizelle Barbosa da Silva |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Josely Alves dos |
| Segundo membro da banca: | Faria, Tatiane Daby de Fatima |
| Resumo: | O presente artigo investiga quais são as contribuições pedagógicas da contação de história no aprendizado dos conceitos numéricos pelas crianças da educação infantil, turmas da pré-escola. Esse trabalho tem objetivo de desenvolver um estudo sobre os saberes que a contação de história contribui para aprendizado na construção de números. Através da análise de fundamentos teóricos e práticos, demonstra-se que a narrativa contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, promovendo uma aprendizagem lúdica, contextualizada e significativa da Matemática. As histórias permitem que os conceitos matemáticos sejam explorados de maneira concreta e integrada ao cotidiano infantil, estimulando habilidades como a atenção, memória, imaginação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Assim, a contação de histórias torna-se uma abordagem eficaz para tornar o ensino da Matemática mais acessível, prazeroso e formativo. |
| Abstract: | This article investigates the pedagogical contributions of storytelling to the learning of numerical concepts by preschool children in early childhood education. The objective of this study is to explore how storytelling supports the construction of numerical knowledge. Through the analysis of theoretical and practical foundations, it is demonstrated that storytelling significantly contributes to children's cognitive, emotional, and social development, promoting a playful, contextualized, and meaningful approach to learning Mathematics. Stories allow mathematical concepts to be explored in a concrete and integrated way within the children's daily lives, stimulating skills such as attention, memory, imagination, logical reasoning, and problem-solving. Thus, storytelling becomes an effective strategy for making Mathematics teaching more accessible, enjoyable, and formative. |
| Palavras-chave: | Educação Infantil Early Childhood Education Contação de Histórias Storytelling Matemática Mathematics Conceitos Numéricos Numerical Concepts Desenvolvimento Cognitivo Cognitive Development Prática Pedagógica Pedagogical Practice |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUSA, Gizelle Barbosa da Silva. Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil . 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContaçãoHistóriasAprendizado.pdf | 179.84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
