Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSousa, Gizelle Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-25T14:17:38Z-
dc.date.available2025-06-25T14:17:38Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSOUSA, Gizelle Barbosa da Silva. Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil . 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228-
dc.description.abstractThis article investigates the pedagogical contributions of storytelling to the learning of numerical concepts by preschool children in early childhood education. The objective of this study is to explore how storytelling supports the construction of numerical knowledge. Through the analysis of theoretical and practical foundations, it is demonstrated that storytelling significantly contributes to children's cognitive, emotional, and social development, promoting a playful, contextualized, and meaningful approach to learning Mathematics. Stories allow mathematical concepts to be explored in a concrete and integrated way within the children's daily lives, stimulating skills such as attention, memory, imagination, logical reasoning, and problem-solving. Thus, storytelling becomes an effective strategy for making Mathematics teaching more accessible, enjoyable, and formative.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectConceitos Numéricospt_BR
dc.subjectNumerical Conceptspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive Developmentpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.titleContação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling and the learning of numerical concepts in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Josely Alves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160346954806173pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Tatiane Daby de Fatima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584847393958468pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo investiga quais são as contribuições pedagógicas da contação de história no aprendizado dos conceitos numéricos pelas crianças da educação infantil, turmas da pré-escola. Esse trabalho tem objetivo de desenvolver um estudo sobre os saberes que a contação de história contribui para aprendizado na construção de números. Através da análise de fundamentos teóricos e práticos, demonstra-se que a narrativa contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, promovendo uma aprendizagem lúdica, contextualizada e significativa da Matemática. As histórias permitem que os conceitos matemáticos sejam explorados de maneira concreta e integrada ao cotidiano infantil, estimulando habilidades como a atenção, memória, imaginação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Assim, a contação de histórias torna-se uma abordagem eficaz para tornar o ensino da Matemática mais acessível, prazeroso e formativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode186711127-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContaçãoHistóriasAprendizado.pdf179.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.