Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-9665-9721
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil
Título (s) alternativo (s): Storytelling and the learning of numerical concepts in early childhood education
Autor: Sousa, Gizelle Barbosa da Silva
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primer miembro de la banca: Santos, Josely Alves dos
Segundo miembro de la banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Resumen: O presente artigo investiga quais são as contribuições pedagógicas da contação de história no aprendizado dos conceitos numéricos pelas crianças da educação infantil, turmas da pré-escola. Esse trabalho tem objetivo de desenvolver um estudo sobre os saberes que a contação de história contribui para aprendizado na construção de números. Através da análise de fundamentos teóricos e práticos, demonstra-se que a narrativa contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, promovendo uma aprendizagem lúdica, contextualizada e significativa da Matemática. As histórias permitem que os conceitos matemáticos sejam explorados de maneira concreta e integrada ao cotidiano infantil, estimulando habilidades como a atenção, memória, imaginação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Assim, a contação de histórias torna-se uma abordagem eficaz para tornar o ensino da Matemática mais acessível, prazeroso e formativo.
Abstract: This article investigates the pedagogical contributions of storytelling to the learning of numerical concepts by preschool children in early childhood education. The objective of this study is to explore how storytelling supports the construction of numerical knowledge. Through the analysis of theoretical and practical foundations, it is demonstrated that storytelling significantly contributes to children's cognitive, emotional, and social development, promoting a playful, contextualized, and meaningful approach to learning Mathematics. Stories allow mathematical concepts to be explored in a concrete and integrated way within the children's daily lives, stimulating skills such as attention, memory, imagination, logical reasoning, and problem-solving. Thus, storytelling becomes an effective strategy for making Mathematics teaching more accessible, enjoyable, and formative.
Palabras clave: Educação Infantil
Early Childhood Education
Contação de Histórias
Storytelling
Matemática
Mathematics
Conceitos Numéricos
Numerical Concepts
Desenvolvimento Cognitivo
Cognitive Development
Prática Pedagógica
Pedagogical Practice
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUSA, Gizelle Barbosa da Silva. Contação de histórias e o aprendizado de conceitos numéricos na educação infantil . 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46228
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContaçãoHistóriasAprendizado.pdf179.84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.