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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46224| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-2171-535X |
| Document type: | Tese |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | ADUFU – seção sindical dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia: espaço de formação política e de desenvolvimento profissional docente na UFU-MG |
| Alternate title (s): | ADUFU – union section of teachers of the Federal University of Uberlândia: space for political training and professional development of teachers at UFU-MG |
| Author: | Campos, Sarah Juvencino |
| First Advisor: | Campos, Vanessa Therezinha Bueno |
| First member of the Committee: | Gaspar, Maria de Lourdes Ribeiro |
| Second member of the Committee: | Brito, Talamira Taita Rodrigues |
| Third member of the Committee: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
| Fourth member of the Committee: | Melo, Geovana Ferreira |
| Summary: | Esta pesquisa vincula-se a Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia-MG e tem como objeto de estudo a formação política e o processo de desenvolvimento profissional de docentes universitários(as) da UFU filiados(as) e não filiados(as) à ADUFU - Seção Sindical. O problema de estudo da pesquisa é: Qual a repercussão das ações da ADUFU-Seção Sindical dos(as) docentes da UFU na formação política e no desenvolvimento profissional de docentes que atuam na Educação Superior? O objetivo geral consistiu na investigação da repercussão das ações da ADUFU-Seção Sindical na formação política e no desenvolvimento profissional de docentes que atuam na Educação Superior. Os objetivos específicos consistem em identificar a importância que os professores(as) universitários(as) filiados(as) atribuem à ADUFU-Seção Sindical; entender de que maneira as ações promovidas na ADUFU-Seção Sindical repercutem ou não na constituição da identidade profissional dos(as) docentes da UFU; analisar se as ações promovidas na ADUFU-Seção Sindical supririam a ausência de políticas institucionais voltada para o desenvolvimento profissional dos(as) docentes universitários(as) da UFU. A investigação exploratória e descritiva tem abordagem qualitativa e parte de pressupostos metodológicos que se aproximam ao materialismo histórico-dialético, baseado nos princípios de práxis, historicidade, totalidade e contradição. Com vistas ao aprofundamento de compreensões sobre o objeto de estudo, a investigação incluiu como procedimentos de pesquisa: o estado da questão, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram professores(as) universitários(as) da UFU, efetivos(as) e em exercício, filiados(as) e não filiados(as) à ADUFU–SS. Partimos da premissa de que a participação dos(as) docentes em instâncias sindicais poderão impulsionar avanços formativos nas dimensões ética, organizacional, construção da identidade profissional e da constituição dos(as) professores(as) como sujeitos políticos. Defendemos a instância sindical como espaço de denúncia e anúncio, como lugar potencializador de formação política, sobretudo em tempos de instabilidade democrática, na qual se acentua a precarização do trabalho docente e o avanço de projetos que objetivam a retirada de direitos e a perda da autonomia de professoras e professores. Diante do exposto, destacamos que a ADUFU poderá contribuir para a constituição de uma cultura formativa que vise o desenvolvimento profissional na UFU, capaz de tornar-se um produtor de saberes nos mais variados contextos, de modo a prover condições para que o(as)s professores(as) possam repensar e ressignificar a profissão docente. |
| Abstract: | This research is linked to the Knowledge and Educational Practices Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia-MG and its object of study is political training and the professional development process of university teachers. of UFU affiliated and non-affiliated to ADUFU - Union Section. The research study problem is: What is the repercussion of the actions of the ADUFU-Union Section of UFU teachers on the political training and professional development of teachers who work in Higher Education? The general objective was to investigate the impact of the actions of ADUFU-Seção Sindical on the political training and professional development of teachers working in Higher Education. The specific objectives consist of identifying the importance that affiliated university professors attribute to ADUFU-Seção Sindical; understand how the actions promoted at ADUFU-Seção Sindical have or not repercussions on the constitution of the professional identity of UFU teachers; analyze whether the actions promoted at ADUFU-Seção Sindical would make up for the lack of institutional policies aimed at the professional development of university professors at UFU. The exploratory and descriptive investigation has a qualitative approach and is based on methodological assumptions that are close to historical-dialectic materialism, based on the principles of praxis, historicity, totality and contradiction. With a view to deepening understanding of the object of study, the investigation included the following research procedures: the state of the issue, semi-structured interviews and document analysis. The research subjects were university professors at UFU, effective and in-service, affiliated and not affiliated with ADUFU–SS. We start from the premise that the participation of teachers in union bodies will be able to boost training advances in the ethical, organizational dimensions, construction of professional identity and the constitution of teachers as political subjects. We announce the union instance as a space for complaints and announcements, as a place to enhance political formation, especially in times of democratic instability, in which the precariousness of teaching work and the advancement of projects that aim to withdraw rights and loss of autonomy are accentuated. of teachers. In view of the above, we highlight that ADUFU can contribute to the creation of a training culture that aims at professional development at UFU, capable of becoming a producer of knowledge in the most varied contexts, in order to provide conditions for the Teachers can rethink and give new meaning to the teaching profession. |
| Keywords: | Formação Política Desenvolvimento Profissional Docente ADUFU - Seção Sindical Political training Professional Teacher Development ADUFU- Trade Union Section |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Subject: | Educação Professores universitários - Sindicatos Professores - Formação |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Quote: | CAMPOS. Sarah Juvencino. ADUFU- seção sindical dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia: espaço de formação política e de desenvolvimento profissional docente na UFU-MG. 2025. 214 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5036 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5036 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46224 |
| Date of defense: | 30-Aug-2024 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | TESE - Educação |
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