Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo
Alternate title (s): Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world
Author: Zenatti, Gustavo Willian
First Advisor: Melo, Roberta Maira de
First member of the Committee: Vaz, Tamiris
Second member of the Committee: Silva, Elsieni Coelho da
Summary: O seguinte trabalho de conclusão de curso, Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo, apresenta seis relações (atividades) para elaboração de aulas tendo como base a temática da autorrepresentação. Revisitando alguns artistas e obras por um apanhado histórico, passado por reflexões a partir do ensino inclusivo no Brasil, o trabalho condensa os anseios de um licenciando em Artes Visuais pela sua proximidade com o temática dos retratos com a curiosidade sobre o processo de inclusão e respeito a diversidade em um material didático intitulado Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. A partir de um levantamento bibliográfico, o autor utiliza de suas experiências enquanto profissional de apoio em uma escola de educação básica de Uberlândia, apoiado por autores como Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, para construção e defesa da importância dos exercícios de autorrepresentação como meio para se alcançar um ambiente inclusivo e respeito em artes visuais.
Abstract: The following final paper, Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world, presents six relationships (activities) for preparing lessons based on the theme of self-representation. Revisiting some artists and their works through a brief historical overview, followed by reflections on inclusive education in Brazil, the work condenses the desires of a Visual Arts graduate, due to his proximity to the theme of portraits with his curiosity about the process of inclusion and respect for diversity, into a didactic material entitled Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. Based on a bibliographical survey, the author uses his experiences as a support professional in a basic education school in Uberlândia, supported by authors such as Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire and Ana Mae Barbosa, to build and defend the importance of self-representation exercises as a means of achieving an inclusive environment and respect in the visual arts.
Keywords: Autorrepresentação
Relações
Ensino inclusivo em Artes Visuais
Self-representation
Inclusive teaching in Visual Arts
Relationships
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ZENATTI, Gustavo Zenatti. Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197
Date of defense: 19-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostasPedagógicasAutorrepresentação.pdfTCC4.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons