Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo |
| Alternate title (s): | Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world |
| Author: | Zenatti, Gustavo Willian |
| First Advisor: | Melo, Roberta Maira de |
| First member of the Committee: | Vaz, Tamiris |
| Second member of the Committee: | Silva, Elsieni Coelho da |
| Summary: | O seguinte trabalho de conclusão de curso, Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo, apresenta seis relações (atividades) para elaboração de aulas tendo como base a temática da autorrepresentação. Revisitando alguns artistas e obras por um apanhado histórico, passado por reflexões a partir do ensino inclusivo no Brasil, o trabalho condensa os anseios de um licenciando em Artes Visuais pela sua proximidade com o temática dos retratos com a curiosidade sobre o processo de inclusão e respeito a diversidade em um material didático intitulado Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. A partir de um levantamento bibliográfico, o autor utiliza de suas experiências enquanto profissional de apoio em uma escola de educação básica de Uberlândia, apoiado por autores como Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, para construção e defesa da importância dos exercícios de autorrepresentação como meio para se alcançar um ambiente inclusivo e respeito em artes visuais. |
| Abstract: | The following final paper, Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world, presents six relationships (activities) for preparing lessons based on the theme of self-representation. Revisiting some artists and their works through a brief historical overview, followed by reflections on inclusive education in Brazil, the work condenses the desires of a Visual Arts graduate, due to his proximity to the theme of portraits with his curiosity about the process of inclusion and respect for diversity, into a didactic material entitled Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. Based on a bibliographical survey, the author uses his experiences as a support professional in a basic education school in Uberlândia, supported by authors such as Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire and Ana Mae Barbosa, to build and defend the importance of self-representation exercises as a means of achieving an inclusive environment and respect in the visual arts. |
| Keywords: | Autorrepresentação Relações Ensino inclusivo em Artes Visuais Self-representation Inclusive teaching in Visual Arts Relationships |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | ZENATTI, Gustavo Zenatti. Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197 |
| Date of defense: | 19-Nov-2024 |
| Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PropostasPedagógicasAutorrepresentação.pdf | TCC | 4.86 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
