Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo
Título (s) alternativo (s): Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world
Autor: Zenatti, Gustavo Willian
Primer orientador: Melo, Roberta Maira de
Primer miembro de la banca: Vaz, Tamiris
Segundo miembro de la banca: Silva, Elsieni Coelho da
Resumen: O seguinte trabalho de conclusão de curso, Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo, apresenta seis relações (atividades) para elaboração de aulas tendo como base a temática da autorrepresentação. Revisitando alguns artistas e obras por um apanhado histórico, passado por reflexões a partir do ensino inclusivo no Brasil, o trabalho condensa os anseios de um licenciando em Artes Visuais pela sua proximidade com o temática dos retratos com a curiosidade sobre o processo de inclusão e respeito a diversidade em um material didático intitulado Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. A partir de um levantamento bibliográfico, o autor utiliza de suas experiências enquanto profissional de apoio em uma escola de educação básica de Uberlândia, apoiado por autores como Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, para construção e defesa da importância dos exercícios de autorrepresentação como meio para se alcançar um ambiente inclusivo e respeito em artes visuais.
Abstract: The following final paper, Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world, presents six relationships (activities) for preparing lessons based on the theme of self-representation. Revisiting some artists and their works through a brief historical overview, followed by reflections on inclusive education in Brazil, the work condenses the desires of a Visual Arts graduate, due to his proximity to the theme of portraits with his curiosity about the process of inclusion and respect for diversity, into a didactic material entitled Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. Based on a bibliographical survey, the author uses his experiences as a support professional in a basic education school in Uberlândia, supported by authors such as Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire and Ana Mae Barbosa, to build and defend the importance of self-representation exercises as a means of achieving an inclusive environment and respect in the visual arts.
Palabras clave: Autorrepresentação
Relações
Ensino inclusivo em Artes Visuais
Self-representation
Inclusive teaching in Visual Arts
Relationships
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ZENATTI, Gustavo Zenatti. Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197
Fecha de defensa: 19-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostasPedagógicasAutorrepresentação.pdfTCC4.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons