Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo |
| Título (s) alternativo (s): | Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world |
| Autor: | Zenatti, Gustavo Willian |
| Primer orientador: | Melo, Roberta Maira de |
| Primer miembro de la banca: | Vaz, Tamiris |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Elsieni Coelho da |
| Resumen: | O seguinte trabalho de conclusão de curso, Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo, apresenta seis relações (atividades) para elaboração de aulas tendo como base a temática da autorrepresentação. Revisitando alguns artistas e obras por um apanhado histórico, passado por reflexões a partir do ensino inclusivo no Brasil, o trabalho condensa os anseios de um licenciando em Artes Visuais pela sua proximidade com o temática dos retratos com a curiosidade sobre o processo de inclusão e respeito a diversidade em um material didático intitulado Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. A partir de um levantamento bibliográfico, o autor utiliza de suas experiências enquanto profissional de apoio em uma escola de educação básica de Uberlândia, apoiado por autores como Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, para construção e defesa da importância dos exercícios de autorrepresentação como meio para se alcançar um ambiente inclusivo e respeito em artes visuais. |
| Abstract: | The following final paper, Pedagogical proposals for self-representation in Visual Arts: the relationship between the self and the other in and with the world, presents six relationships (activities) for preparing lessons based on the theme of self-representation. Revisiting some artists and their works through a brief historical overview, followed by reflections on inclusive education in Brazil, the work condenses the desires of a Visual Arts graduate, due to his proximity to the theme of portraits with his curiosity about the process of inclusion and respect for diversity, into a didactic material entitled Eu por diferentes relações: propostas de autorrepresentação. Based on a bibliographical survey, the author uses his experiences as a support professional in a basic education school in Uberlândia, supported by authors such as Orlando da Rosa Faria, Paulo Freire and Ana Mae Barbosa, to build and defend the importance of self-representation exercises as a means of achieving an inclusive environment and respect in the visual arts. |
| Palabras clave: | Autorrepresentação Relações Ensino inclusivo em Artes Visuais Self-representation Inclusive teaching in Visual Arts Relationships |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | ZENATTI, Gustavo Zenatti. Propostas pedagógicas de autorrepresentação em Artes Visuais: relação do eu e do outro no e com o mundo. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46197 |
| Fecha de defensa: | 19-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PropostasPedagógicasAutorrepresentação.pdf | TCC | 4.86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
