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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46175| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Práticas de letramentos no 5º ano: Conhecendo e promovendo a valorização do Parque Nacional das Emas por meio de um projeto de ensino |
| Título (s) alternativo (s): | Literacy practices in the 5th grade: Exploring and promoting the appreciation of the Emas National Park through a teaching project |
| Autor: | Oliveira, Valcirley Silva |
| Primer orientador: | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva |
| Primer miembro de la banca: | Príncipe, Giovana Siqueira |
| Segundo miembro de la banca: | Mesquita, Elisete Maria de Carvalho |
| Resumen: | Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo desenvolver práticas de letramentos articuladas à temática do Parque Nacional das Emas, que promovam a ampliação dos conhecimentos e dos usos sociais da língua materna por uma turma de alunos do 5º ano. Inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), que compreende a linguagem em uso, situada em contextos históricos, sociais e culturais, a pesquisa se pauta teoricamente na concepção dos letramentos como práticas sociais (Kleiman, 1995, 2005, 2008; Street, 2003, 2013, 2014) e nos gêneros do discurso como enunciados concretos por meio dos quais os indivíduos interagem (Bakhtin, 2003, 2011). Nesse sentido, este estudo aborda a importância de se trabalhar o ensino de gêneros discursivos por meio de ações e interações sociais concretas (Bazerman, 2021), ao mesmo tempo em que enfatiza a multimodalidade dos textos (Ribeiro, 2021). Dessa forma, a linguagem é compreendida como um meio pelo qual representamos, vivenciamos e (re)criamos cultura (Hall, 1997, 2016). A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com pesquisa-ação (Thiollent, 1992), e envolve a observação participante da pesquisadora ao longo do desenvolvimento de um projeto de ensino com os participantes da pesquisa, que são seus alunos. Os resultados indicam que um projeto de ensino pautado em práticas de letramentos situadas contribui para a ampliação dos conhecimentos e dos usos sociais da língua materna por uma turma de alunos do 5º ano. A análise dos dados permitiu a identificação de quatro categorias principais: (i) percepção dos alunos sobre o funcionamento dos gêneros discursivos nas práticas sociais, evidenciando compreensão sobre suas finalidades e contextos de uso; (ii) percepção sobre aspectos linguísticos no uso dos gêneros, com avanços na reflexão sobre adequação e análise linguística durante as produções de texto; (iii) percepção sobre a multimodalidade nos gêneros, favorecendo construção de conhecimentos sobre a articulação de diferentes recursos semióticos e (iv) percepção sobre a construção de conhecimentos e valorização do Parque Nacional das Emas, desenvolvendo maior engajamento e sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio local. |
| Abstract: | This master's research aims to develop literacy practices connected to the theme of the Emas National Park, promoting the expansion of knowledge and the social uses of the mother tongue among a 5th-grade class. Framed within the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), which understands language as situated in historical, social, and cultural contexts, the study is theoretically grounded in the concept of literacy as social practice (Kleiman, 1995, 2005, 2008; Street, 2003, 2013, 2014) and in discourse genres as concrete utterances through which individuals interact (Bakhtin, 2003, 2011). In this sense, the study addresses the importance of teaching discourse genres through concrete social actions and interactions (Bazerman, 2021), while also emphasizing the multimodality of texts (Ribeiro, 2021). Thus, language is understood as a means through which we represent, experience, and (re)create culture (Hall, 1997, 2016). The methodological approach is qualitative, following the principles of action research (Thiollent, 1992), and involves participant observation by the researcher throughout the development of a teaching project with the research participants, who are her students. The results indicate that a teaching project grounded in situated literacy practices contributes to the expansion of knowledge and social uses of the mother tongue among a 5th-grade class. Data analysis led to the identification of four main categories: (i) students’ perceptions of how discourse genres function in social practices, showing understanding of their purposes and contexts of use; (ii) perceptions of linguistic aspects in the use of genres, with advances in reflection on appropriateness and linguistic analysis during text production; (iii) perceptions of multimodality in genres, enhancing knowledge construction through the articulation of different semiotic resources and (iv) perceptions related to the construction of knowledge and appreciation of the Emas National Park, fostering greater engagement and a sense of belonging toward the local heritage. |
| Palabras clave: | Letramentos Sociais Ensino de gêneros Multimodalidade Parque Nacional das Emas Social literacies Genre-based teaching Multimodality Emas National Park Linguística |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Tema: | Linguística |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
| Cita: | OLIVEIRA, Valcirley Silva. Práticas de letramentos no 5º ano: Conhecendo e promovendo a valorização do Parque Nacional das Emas por meio de um projeto de ensino. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.301. |
| Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.301 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46175 |
| Fecha de defensa: | 23-abr-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| PráticasLetramentos5ºAno.pdf | Dissertação | 5.13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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