Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46175
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Valcirley Silva-
dc.date.accessioned2025-06-18T13:55:28Z-
dc.date.available2025-06-18T13:55:28Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valcirley Silva. Práticas de letramentos no 5º ano: Conhecendo e promovendo a valorização do Parque Nacional das Emas por meio de um projeto de ensino. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.301.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46175-
dc.description.abstractThis master's research aims to develop literacy practices connected to the theme of the Emas National Park, promoting the expansion of knowledge and the social uses of the mother tongue among a 5th-grade class. Framed within the field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), which understands language as situated in historical, social, and cultural contexts, the study is theoretically grounded in the concept of literacy as social practice (Kleiman, 1995, 2005, 2008; Street, 2003, 2013, 2014) and in discourse genres as concrete utterances through which individuals interact (Bakhtin, 2003, 2011). In this sense, the study addresses the importance of teaching discourse genres through concrete social actions and interactions (Bazerman, 2021), while also emphasizing the multimodality of texts (Ribeiro, 2021). Thus, language is understood as a means through which we represent, experience, and (re)create culture (Hall, 1997, 2016). The methodological approach is qualitative, following the principles of action research (Thiollent, 1992), and involves participant observation by the researcher throughout the development of a teaching project with the research participants, who are her students. The results indicate that a teaching project grounded in situated literacy practices contributes to the expansion of knowledge and social uses of the mother tongue among a 5th-grade class. Data analysis led to the identification of four main categories: (i) students’ perceptions of how discourse genres function in social practices, showing understanding of their purposes and contexts of use; (ii) perceptions of linguistic aspects in the use of genres, with advances in reflection on appropriateness and linguistic analysis during text production; (iii) perceptions of multimodality in genres, enhancing knowledge construction through the articulation of different semiotic resources and (iv) perceptions related to the construction of knowledge and appreciation of the Emas National Park, fostering greater engagement and a sense of belonging toward the local heritage.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentos Sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de gênerospt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectParque Nacional das Emaspt_BR
dc.subjectSocial literaciespt_BR
dc.subjectGenre-based teachingpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectEmas National Parkpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titlePráticas de letramentos no 5º ano: Conhecendo e promovendo a valorização do Parque Nacional das Emas por meio de um projeto de ensinopt_BR
dc.title.alternativeLiteracy practices in the 5th grade: Exploring and promoting the appreciation of the Emas National Park through a teaching projectpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472551664103613pt_BR
dc.contributor.referee1Príncipe, Giovana Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8990338305793236pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Elisete Maria de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267543060230536pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4177582503044907pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem como objetivo desenvolver práticas de letramentos articuladas à temática do Parque Nacional das Emas, que promovam a ampliação dos conhecimentos e dos usos sociais da língua materna por uma turma de alunos do 5º ano. Inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), que compreende a linguagem em uso, situada em contextos históricos, sociais e culturais, a pesquisa se pauta teoricamente na concepção dos letramentos como práticas sociais (Kleiman, 1995, 2005, 2008; Street, 2003, 2013, 2014) e nos gêneros do discurso como enunciados concretos por meio dos quais os indivíduos interagem (Bakhtin, 2003, 2011). Nesse sentido, este estudo aborda a importância de se trabalhar o ensino de gêneros discursivos por meio de ações e interações sociais concretas (Bazerman, 2021), ao mesmo tempo em que enfatiza a multimodalidade dos textos (Ribeiro, 2021). Dessa forma, a linguagem é compreendida como um meio pelo qual representamos, vivenciamos e (re)criamos cultura (Hall, 1997, 2016). A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com pesquisa-ação (Thiollent, 1992), e envolve a observação participante da pesquisadora ao longo do desenvolvimento de um projeto de ensino com os participantes da pesquisa, que são seus alunos. Os resultados indicam que um projeto de ensino pautado em práticas de letramentos situadas contribui para a ampliação dos conhecimentos e dos usos sociais da língua materna por uma turma de alunos do 5º ano. A análise dos dados permitiu a identificação de quatro categorias principais: (i) percepção dos alunos sobre o funcionamento dos gêneros discursivos nas práticas sociais, evidenciando compreensão sobre suas finalidades e contextos de uso; (ii) percepção sobre aspectos linguísticos no uso dos gêneros, com avanços na reflexão sobre adequação e análise linguística durante as produções de texto; (iii) percepção sobre a multimodalidade nos gêneros, favorecendo construção de conhecimentos sobre a articulação de diferentes recursos semióticos e (iv) percepção sobre a construção de conhecimentos e valorização do Parque Nacional das Emas, desenvolvendo maior engajamento e sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.301pt_BR
dc.crossref.doibatchid795daa8e-82cc-4abb-86a1-20f1f4b52e57-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PráticasLetramentos5ºAno.pdfDissertação5.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.