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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46169| ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7167-326X |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A emergência da educação física no discurso educacional brasileiro (1925-1935) |
| Título (s) alternativo (s): | The emergency of physical education in the Brazilian educational discourse (1925-1935) |
| Autor: | Santos, Luara Faria dos |
| Primer orientador: | Carvalho, Carlos Henrique de |
| Primer miembro de la banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
| Segundo miembro de la banca: | Resende, Selmo Haroldo de |
| Tercer miembro de la banca: | Dias, Cleber Augusto Gonçalves |
| Cuarto miembro de la banca: | Barros, Fernanda |
| Resumen: | Esta tese de doutorado trata sobre a emergência da educação física no discurso educacional brasileiro entre 1925 e 1935. Como objeto de pesquisa, delimitamos a referida disciplina na imprensa pedagógica, em que se destacam os impressos “A Escola Primaria” (1916-1938), “Revista Escolar” (1925-1927) e “Revista do Ensino” (1925-1940), com o intuito de analisarmos as estratégias discursivas sobre a educação física e compreendermos o projeto de formação engendrado pela elite para a criação de novos cidadãos. Para tanto, operamos conceitos foucaultianos como “acontecimento”, “disciplina”, “biopolítica”, “normalização”, “poder” e “emergência”, por considerarmos que os processos ligados à modernização constituem acontecimentos nos quais diferentes poderes e objetos emergem de modo privilegiado e autorizado a atuarem na produção de verdades e, sob o ponto de vista mais amplo, exercem a função normalizadora da vida e dos fenômenos socioculturais. No entrecruzamento dos diferentes discursos de ordem biológica e das ciências humanas, buscamos demonstrar os mecanismos que permitiram à educação física se constituir como verdade sobre a manutenção da vida e a produção de uma forma de exercê-la, ativa e útil, e, no limite do discurso, transformada/regenerada em suas energias biológicas, sociais e culturais. Dentre as estratégias utilizadas, destacamos o discurso situado entre a higiene e a eugenia, com vistas à delimitação dos costumes e à difusão de práticas desejáveis que fazem emergir a educação física como tecnologia de segurança em defesa da sociedade que se pretendia erigir, baseada na política de regeneração social. |
| Abstract: | This doctoral thesis deals with the emergence of physical education in the Brazilian educational discourse between 1925 and 1935. As an object of research, we delimit the referred subject in the pedagogical press, in which the publications “A Escola Primaria” (1916-1938), “Revista Escolar” (1925-1927) and “Revista do Ensino” (1925-1940) stand out, with the aim of analyzing the discursive strategies on that discipline and understanding the training project engendered by the elite for the creation of new citizens. For this purpose, we operate Foucauldian concepts such as “event”, “discipline”, “biopolitics”, “normalization”, “power” and “emergency”, as we consider that the processes linked to modernization constitute events in which different powers and objects, existing until now, emerge in a privileged and authorized way to act in the production of truths and, from a broader point of view, receive the normalizing function of life and sociocultural phenomena. In the intersection about different discourses of biological order and the human sciences, we seek to demonstrate the mechanisms that allowed physical education to constitute itself as truth about the maintenance of life and the production of a way of exercising it, active and useful, and, at the limit of discourse, transformed/regenerated in its biological, social and cultural energies. Among the strategies used, we highlight the discourse located between hygiene and eugenics, in order to delimitate customs and disseminate desirable practices that make physical education emerge as a security technology in defense of society, based on the policy of social regeneration. |
| Palabras clave: | Educação Física Physical Education Imprensa Pedagógica Pedagogical Press Emergência Emergency Biopoder Biopower |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
| Tema: | Educação Educação física Educação física - Medidas de segurança |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Administração |
| Cita: | SANTOS, Luara Faria dos. A emergência da educação física no discurso educacional brasileiro (1925-1935). 2023. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5502. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5502 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46169 |
| Fecha de defensa: | 29-ago-2023 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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