Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46169
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7167-326X
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A emergência da educação física no discurso educacional brasileiro (1925-1935)
Alternate title (s): The emergency of physical education in the Brazilian educational discourse (1925-1935)
Author: Santos, Luara Faria dos
First Advisor: Carvalho, Carlos Henrique de
First member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Second member of the Committee: Resende, Selmo Haroldo de
Third member of the Committee: Dias, Cleber Augusto Gonçalves
Fourth member of the Committee: Barros, Fernanda
Summary: Esta tese de doutorado trata sobre a emergência da educação física no discurso educacional brasileiro entre 1925 e 1935. Como objeto de pesquisa, delimitamos a referida disciplina na imprensa pedagógica, em que se destacam os impressos “A Escola Primaria” (1916-1938), “Revista Escolar” (1925-1927) e “Revista do Ensino” (1925-1940), com o intuito de analisarmos as estratégias discursivas sobre a educação física e compreendermos o projeto de formação engendrado pela elite para a criação de novos cidadãos. Para tanto, operamos conceitos foucaultianos como “acontecimento”, “disciplina”, “biopolítica”, “normalização”, “poder” e “emergência”, por considerarmos que os processos ligados à modernização constituem acontecimentos nos quais diferentes poderes e objetos emergem de modo privilegiado e autorizado a atuarem na produção de verdades e, sob o ponto de vista mais amplo, exercem a função normalizadora da vida e dos fenômenos socioculturais. No entrecruzamento dos diferentes discursos de ordem biológica e das ciências humanas, buscamos demonstrar os mecanismos que permitiram à educação física se constituir como verdade sobre a manutenção da vida e a produção de uma forma de exercê-la, ativa e útil, e, no limite do discurso, transformada/regenerada em suas energias biológicas, sociais e culturais. Dentre as estratégias utilizadas, destacamos o discurso situado entre a higiene e a eugenia, com vistas à delimitação dos costumes e à difusão de práticas desejáveis que fazem emergir a educação física como tecnologia de segurança em defesa da sociedade que se pretendia erigir, baseada na política de regeneração social.
Abstract: This doctoral thesis deals with the emergence of physical education in the Brazilian educational discourse between 1925 and 1935. As an object of research, we delimit the referred subject in the pedagogical press, in which the publications “A Escola Primaria” (1916-1938), “Revista Escolar” (1925-1927) and “Revista do Ensino” (1925-1940) stand out, with the aim of analyzing the discursive strategies on that discipline and understanding the training project engendered by the elite for the creation of new citizens. For this purpose, we operate Foucauldian concepts such as “event”, “discipline”, “biopolitics”, “normalization”, “power” and “emergency”, as we consider that the processes linked to modernization constitute events in which different powers and objects, existing until now, emerge in a privileged and authorized way to act in the production of truths and, from a broader point of view, receive the normalizing function of life and sociocultural phenomena. In the intersection about different discourses of biological order and the human sciences, we seek to demonstrate the mechanisms that allowed physical education to constitute itself as truth about the maintenance of life and the production of a way of exercising it, active and useful, and, at the limit of discourse, transformed/regenerated in its biological, social and cultural energies. Among the strategies used, we highlight the discourse located between hygiene and eugenics, in order to delimitate customs and disseminate desirable practices that make physical education emerge as a security technology in defense of society, based on the policy of social regeneration.
Keywords: Educação Física
Physical Education
Imprensa Pedagógica
Pedagogical Press
Emergência
Emergency
Biopoder
Biopower
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Subject: Educação
Educação física
Educação física - Medidas de segurança
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Administração
Quote: SANTOS, Luara Faria dos. A emergência da educação física no discurso educacional brasileiro (1925-1935). 2023. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5502.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5502
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46169
Date of defense: 29-Aug-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

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