Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46169
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Luara Faria dos-
dc.date.accessioned2025-06-18T12:29:00Z-
dc.date.available2025-06-18T12:29:00Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Luara Faria dos. A emergência da educação física no discurso educacional brasileiro (1925-1935). 2023. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5502.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46169-
dc.description.abstractThis doctoral thesis deals with the emergence of physical education in the Brazilian educational discourse between 1925 and 1935. As an object of research, we delimit the referred subject in the pedagogical press, in which the publications “A Escola Primaria” (1916-1938), “Revista Escolar” (1925-1927) and “Revista do Ensino” (1925-1940) stand out, with the aim of analyzing the discursive strategies on that discipline and understanding the training project engendered by the elite for the creation of new citizens. For this purpose, we operate Foucauldian concepts such as “event”, “discipline”, “biopolitics”, “normalization”, “power” and “emergency”, as we consider that the processes linked to modernization constitute events in which different powers and objects, existing until now, emerge in a privileged and authorized way to act in the production of truths and, from a broader point of view, receive the normalizing function of life and sociocultural phenomena. In the intersection about different discourses of biological order and the human sciences, we seek to demonstrate the mechanisms that allowed physical education to constitute itself as truth about the maintenance of life and the production of a way of exercising it, active and useful, and, at the limit of discourse, transformed/regenerated in its biological, social and cultural energies. Among the strategies used, we highlight the discourse located between hygiene and eugenics, in order to delimitate customs and disseminate desirable practices that make physical education emerge as a security technology in defense of society, based on the policy of social regeneration.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectImprensa Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Presspt_BR
dc.subjectEmergênciapt_BR
dc.subjectEmergencypt_BR
dc.subjectBiopoderpt_BR
dc.subjectBiopowerpt_BR
dc.titleA emergência da educação física no discurso educacional brasileiro (1925-1935)pt_BR
dc.title.alternativeThe emergency of physical education in the Brazilian educational discourse (1925-1935)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463702480768930pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Selmo Haroldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5363115483274501pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Cleber Augusto Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555305086018280pt_BR
dc.contributor.referee4Barros, Fernanda-
dc.contributor.referee4Lattesttp://lattes.cnpq.br/8492651615485756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2305652370757495pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese de doutorado trata sobre a emergência da educação física no discurso educacional brasileiro entre 1925 e 1935. Como objeto de pesquisa, delimitamos a referida disciplina na imprensa pedagógica, em que se destacam os impressos “A Escola Primaria” (1916-1938), “Revista Escolar” (1925-1927) e “Revista do Ensino” (1925-1940), com o intuito de analisarmos as estratégias discursivas sobre a educação física e compreendermos o projeto de formação engendrado pela elite para a criação de novos cidadãos. Para tanto, operamos conceitos foucaultianos como “acontecimento”, “disciplina”, “biopolítica”, “normalização”, “poder” e “emergência”, por considerarmos que os processos ligados à modernização constituem acontecimentos nos quais diferentes poderes e objetos emergem de modo privilegiado e autorizado a atuarem na produção de verdades e, sob o ponto de vista mais amplo, exercem a função normalizadora da vida e dos fenômenos socioculturais. No entrecruzamento dos diferentes discursos de ordem biológica e das ciências humanas, buscamos demonstrar os mecanismos que permitiram à educação física se constituir como verdade sobre a manutenção da vida e a produção de uma forma de exercê-la, ativa e útil, e, no limite do discurso, transformada/regenerada em suas energias biológicas, sociais e culturais. Dentre as estratégias utilizadas, destacamos o discurso situado entre a higiene e a eugenia, com vistas à delimitação dos costumes e à difusão de práticas desejáveis que fazem emergir a educação física como tecnologia de segurança em defesa da sociedade que se pretendia erigir, baseada na política de regeneração social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration159pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5502pt_BR
dc.orcid.putcode186275418-
dc.crossref.doibatchid795daa8e-82cc-4abb-86a1-20f1f4b52e57-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação físicapt_BR
dc.subject.autorizadoEducação física - Medidas de segurançapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EmergênciaEducaçãoFísica.pdf2.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.