Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46167| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-3173-3503 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Podcast, língua e poder: uma proposta didática em defesa do respeito à diversidade linguística |
| Alternate title (s): | Podcast, language and power: a didactic proposal in defense of respect for linguistic diversity |
| Author: | Santos, Jane Leonel de Oliveira |
| First Advisor: | Marine, Talita de Cássia |
| First member of the Committee: | Azevedo, Simone Floripi |
| Second member of the Committee: | Santos, Romilda Ferreira |
| Summary: | Esta pesquisa objetiva a elaboração e a aplicação de uma proposta didática de ensino de Língua Portuguesa direcionada pelas profícuas contribuições da Sociolinguística Educacional, com o propósito de, além de colaborar para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, manifestar à comunidade escolar como um todo - estudantes, professores, gestores e funcionários de modo geral - a inaceitabilidade do preconceito linguístico, esclarecendo a todos que as variações da nossa língua são naturais e produtivas e, por isso mesmo, devem ser (re)conhecidas e respeitadas. A princípio, fizemos um levantamento e um estudo da parte bibliográfica para reunir os subsídios teóricos que norteiam e embasam nossa pesquisa. Tendo em vista que o público-alvo são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, elaboramos um questionário para verificar o nível de consciência que estes atores sociais possuem acerca da diversidade da língua, do preconceito linguístico existente em nossa sociedade e dos mitos quanto ao uso da língua materna. As diretrizes seguidas para conceber este trabalho de pesquisa têm como norte as ideias discorridas por Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Bagno (2012, 2013) e pelas contribuições da Pedagogia da Variação Linguística propostas por Faraco (2008), Faraco e Zilles (2015; 2017), objetivando contribuir para a consciência e adequação linguísticas dos alunos que participaram da pesquisa, tornando-os capazes de reconhecer que a língua é um instrumento de poder e deve ser usada de maneira que contribua para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa e que ofereça oportunidades para que as diversas classes sociais possam ter semelhantes condições de desenvolvimento da competência linguística. Com relação à metodologia da pesquisa adotada, tem-se a pesquisa-ação de Thiollent (1996, 2011), envolvendo os participantes de forma colaborativa. Quanto à metodologia da proposta, foi pensada em uma formação linguística adequada aos alunos participantes, considerando o respeito à diversidade e o protagonismo recomendados pela BNCC (2018). Para isso, utilizamos os estudos de Valle e Arraiada (2012). Tal proposta foi desenvolvida por meio da pesquisa aplicada em sala de aula, contribuindo, também, para o letramento científico (Silva, 2016) e digital aluno. Para tal, foram elaboradas e aplicadas sete oficinas com abordagem no campo da Sociolinguística, as quais estão intituladas como: 1) Língua e Poder/Contexto Histórico; 2) Preconceito/Respeito Linguístico/Como combater o Preconceito Linguístico/ 3) Diversidade Linguística/Heterogeneidade; 4) A Mitologia do Preconceito Linguístico/Desvendando Oito Mitos; 5) Procedimento de elaboração do podcast; 6) Gravação e Edição do podcast; 7) Edição e Publicação do podcast. Escolhemos trabalhar com o gênero podcast, por ele conter diversas características pertinentes para alcançar uma melhor formação linguística do estudante. Cabe ressaltar que esse gênero contempla, em grande medida, a prática de linguagem oralidade e auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa dos estudantes, mostrando-se como um instrumento pedagógico que precisa ser mais explorado didaticamente, uma vez que consta no currículo de referência para a série em que será aplicada a presente pesquisa. |
| Abstract: | This research aims to develop and implement a didactic teaching proposal for the Portuguese language, guided by the valuable contributions of Educational Sociolinguistics. In addition to fostering students' communicative competence, it seeks to demonstrate to the entire school community students, teachers, administrators, and staff in general—the unacceptability of linguistic prejudice. The research clarifies that language variations are natural and productive and, for this reason, should be (re)cognized and respected. Initially, we conducted a survey and a bibliographical study to gather the theoretical foundations that guide and support our research. Given that the target audience consists of 9th-grade students in Elementary School II, we designed a questionnaire to assess their level of awareness regarding linguistic diversity, the linguistic prejudice present in our society, and the myths surrounding the use of the mother tongue. The guidelines for this research are based on the ideas discussed by Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Bagno (2013), and the contributions of the Pedagogy of Linguistic Variation proposed by Faraco (2008), Faraco and Zilles (2015; 2017). The goal is to promote students' linguistic awareness and adaptation, enabling them to recognize that language is a tool of power that should be used to help build a fairer society that provides equal opportunities for different social classes to develop their linguistic competence. Regarding the methodology adopted, we rely on the action research approach proposed by Thiollent (1996, 2011), as it involves the implementation of a didactic proposal that provides students with appropriate linguistic training, emphasizing respect for diversity and youth protagonism (Costa, 2006). This proposal was developed through classroom research, also contributing to students’ scientific literacy (Silva, 2016), as the didactic approach applied in this study was carried out in the classroom. To this end, seven workshops were designed and conducted, focusing on Sociolinguistics, with the following themes: 1) Language and Power/Historical Context. 2) Linguistic Prejudice/Respect for Linguistic Diversity/How to Combat Linguistic Prejudice; 3) Linguistic Diversity/Heterogeneity; 4) The Mythology of Linguistic Prejudice/Unraveling Eight Myths; 5) podcast Creation Process; 6) Podcast Recording and Editing; 7) podcast Editing and Publishing. We chose to work with the podcast genre because it possesses several characteristics that contribute to improving students' linguistic formation. It is worth emphasizing that this genre significantly involves the practice of oral language and helps develop students’ communicative competence. Moreover, it proves to be a pedagogical tool that should be further explored didactically, as it is included in the reference curriculum for the grade level in which this research is being conducted. |
| Keywords: | Competência comunicativa Preconceito linguístico Adequação linguística Ensino de língua portuguesa Podcast Communicative competence Linguistic prejudice Linguistic adequacy Portuguese Language teaching Linguística |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Subject: | Linguística Podcasts Língua portuguesa - Estudo e ensino (Educação permanente) |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
| Quote: | SANTOS, Jane Leonel de Oliveira. Podcast, língua e poder: uma proposta didática em defesa do respeito à diversidade linguística. 2025. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.281. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.281 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46167 |
| Date of defense: | 22-Apr-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PodcastLínguaPoder.pdf | Dissertação | 10.34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
