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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6543-0101
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Quebrando barreiras na formação de leitores com o círculo de leitura e o diário de leitura
Título (s) alternativo (s): Breaking down barriers in the development of readers with the reading circle and the reading diary
Autor: Silva, Silvia de Oliveira
Primer orientador: Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
Primer miembro de la banca: Lima Júnior, Walter Guarnier de
Segundo miembro de la banca: Barth, Pedro Afonso
Resumen: O papel da escola é formar leitores protagonistas. No entanto, um ensino pautado em conceitos e leituras superficiais, diante de um excesso de informações digitais, não oferece possibilidades de engajamento do estudante nas propostas que envolvem o texto literário. Os prejuízos revelam-se nos resultados negativos de nossos alunos em produções textuais, más interpretações e inseguranças. Diante dessa realidade, este trabalho nasceu do anseio de repensar algumas práticas do ensino de literatura, replanejando-as com ações pedagógicas profícuas, a fim de ajudar os estudantes a se tornarem leitores literários. Nesse sentido, essa pesquisa teve por objetivo apresentar uma proposta didática como sugestão de metodologia que pudesse colaborar para o engajamento dos estudantes contemporâneos na leitura literária. Foi proposto o círculo de leitura, por meio de estratégias pedagógicas com as obras literárias. Foram apresentados os resultados da aplicação da proposta didática pautada no círculo de leitura, cujo intuito era colocar o aluno como protagonista no processo de formação do leitor. Como estratégia para a execução dessa proposta pedagógica, foi usado o círculo de leitura de Cosson (2009, 2014, 2021), Chambers (2008), pois entendemos que ele permite criar no cotidiano escolar rotinas em que todos leem e têm a oportunidade de compartilhar impressões de leitura com os colegas que leram o mesmo livro. Foi utilizado também o diário de leitura (Rouxel, 2012, 2013), como instrumento de registro das leituras de obras literárias. Inclusive, como resultado, nessa dissertação há várias amostras de registros dos participantes. Como público-alvo, teve-se uma turma de 7º ano do ensino fundamental II de 20 a 30 alunos, de um colégio estadual de Goiás. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação, a qual permitiu o envolvimento da pesquisadora com os participantes, que se tornaram colaboradores efetivos em todas as etapas da pesquisa, propondo, inclusive, sugestões de melhoria ao que foi proposto pela docente. A metodologia é de natureza qualitativa e descritiva para o desenvolvimento da pesquisa-ação, conforme os apontamentos de Thiollent (1986, 2011). Diante das análises de dados da aplicação dessa proposta, foi possível perceber que houve uma participação positiva, satisfação e desejo de leitura, o que comprova a eficácia das estratégias adotadas na formação do leitor literário. O compartilhamento de questionamentos sobre os mesmos textos trouxe uma compreensão mais efetiva dos significados textuais, além de propiciar uma melhora na qualidade da escrita e na oralidade. A estratégia do diário de leitura e as atividades de reescrita fizeram os alunos encontrar diferentes significados no mesmo texto, apropriando-se das obras literárias e criando um sentimento de autoria.
Abstract: The role of the school is to cultivate readers who take an active role in their learning. However, teaching that relies on superficial concepts and readings, especially in the face of an overwhelming amount of digital information, fails to engage students with literary texts. The consequences are evident in students' poor performance in writing tasks, misinterpretations, and a lack of confidence. In response to this reality, this work was born from the desire to rethink certain literature teaching practices, redesigning them through effective pedagogical actions aimed at helping students become literary readers. The objective of this research was to present a didactic proposal as a methodological suggestion to encourage contemporary students to engage with literary reading. A reading circle was proposed, using pedagogical strategies with literary works. The results of applying this didactic proposal—based on the reading circle—were presented, with the goal of positioning the student as the protagonist in the reader development process. As a strategy for implementing this pedagogical approach, the Reading Circle by Cosson (2009, 2014, 2021) and Chambers (2008) was used, as we believe it allows for the creation of school routines in which everyone reads and has the opportunity to share reading impressions with peers who have read the same book. The reading journal (Rouxel, 2012, 2013) was also used as a tool for recording literary reading experiences. In fact, this dissertation includes various samples of participants' journal entries. The target audience was a 7th-grade class (20 to 30 students) from a public middle school in Goiás, Brazil. In terms of methodology, this was an action-research project, which allowed the researcher to be actively involved with the participants, who became effective collaborators in all phases of the research, even suggesting improvements to what was proposed by the teacher. The methodology was qualitative and descriptive in nature, aligned with the action-research principles outlined by Thiollent (1986, 2011).Based on the data analysis from the application of this proposal, it was clear that there was increased participation, satisfaction, and desire to read - demonstrating the effectiveness of the strategies adopted for developing literary readers. Sharing questions about the same texts led to a deeper understanding of textual meanings, while also improving writing and oral skills. The use of reading journals and rewriting activities enabled students to discover multiple meanings within the same text, take ownership of literary works, and develop a sense of authorship.
Palabras clave: Leitores protagonistas
Protagonist readers
Círculo de Leitura
Leitores literários
Diário de leitura
Reading circle
Literary readers
Reading journal
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Linguística
Leituras e leitores (Leitura)
Literatura - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Cita: SILVA, Silvia de Oliveira. Quebrando barreiras na formação de leitores com o círculo de leitura e o diário de leitura. 2025, 193, Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia 2025. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.282
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.282
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46166
Fecha de defensa: 25-abr-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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