Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46124
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-6723-3737
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Validação de linhagens transgênicas de drosophila melanogaster como modelos alternativos de estudo da doença de alzheimer
Título (s) alternativo (s): Validation of transgenic drosophila melanogaster lines as alternative models for studying alzheimer's disease.
Autor: Pereira, Joyce da Silveira
Primer orientador: Ueira-Vieira, Carlos
Primer coorientador: Silva, Matheus Henrique
Primer miembro de la banca: Silva, Ana Paula Mendes
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Tárika
Resumen: A Doença de Alzheimer (DA) é neurodegenerativa e irreversível, associada à senescência e genética, resultante do acúmulo do peptídeo β-amilóide (βA) resultante da clivagem da proteína precursora de amilóide (APP) pela enzima beta-secretase (BACE). Essa pesquisa visa avaliar duas formas de manifestação do fenótipo da DA que acontece em humanos utilizando Drosophila melanogaster transgênica como ferramenta alternativa de estudo. Para isso, foram utilizados dois modelos: Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-BACE1,UAS-APP, que expressa genes humanos de BACE1 e APP, e Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-βA, que expressa genes que levarão, diretamente, à produção do próprio peptídeo βA neurotóxico. Foram conduzidas análises comportamentais utilizando o teste RING (geotaxia negativa), em diferentes faixas etárias com o objetivo de avaliar o comprometimento locomotor. Os dados revelaram que o modelo Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-BACE1,UAS-APP apresentou disfunção locomotora precoce, com desempenho inferior ao grupo controle e ao modelo Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-βA nas idades iniciais. A análise histopatológica revelou vacuolização cerebral em ambos os modelos, sendo mais precoce no modelo Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-βA, mas mais acentuada no modelo Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-BACE1,UAS-APP nas idades de 5 e 10 dias pós-eclosão (d.p.e). A análise bioquímica de quantificação do peptídeo βA, feita por fluorescência com Tioflavina T (ThT), indicou acúmulo de βA nos dois modelos em relação ao controle, com diferenças estatisticamente significativas somente aos 15 d.p.e, em que o modelo Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-βA se mostrou com maior quantidade do peptídeo. Os resultados demonstram que ambos os modelos são viáveis e apresentam características compatíveis com a fisiopatologia da DA, embora com perfis distintos: o modelo Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-BACE1,UAS-APP é mais sensível para detectar disfunções locomotoras precoces, enquanto o Elav-GAL4>UAS-GFP,UAS-βA mostra degeneração morfológica mais rápida e acúmulo mais evidente de βA. Assim, os modelos são complementares e úteis tanto para estudos fisiológicos quanto para triagens de compostos terapêuticos voltados ao tratamento da DA com vantagens de custo, tempo e facilidade de manejo em relação a modelos vertebrados.
Palabras clave: Doença de Alzheimer
Alzheimer's disease
Drosophila melanogaster
Drosophila melanogaster
β-amilóide
β-amyloid
Modelos transgênicos
Transgenic models
Neurodegeneração
Neurodegeneration
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Joyce da Silveira. Validação de linhagens transgênicas de drosophila melanogaster como modelos alternativos de estudo da doença de alzheimer. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46124
Fecha de defensa: 2-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biomédicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ValidaçãoLinhagensTransgênicas.pdfTCC-Trabalho de Conclusão de Curso16.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons