Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46112
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8864-0830
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: E a palhaçaria onde está? um mapeamento da técnica palhacesca nas universidades públicas do Nordeste
Título(s) alternativo(s): Where is clowning? mapping the clowning technique in public universities in northeastern brazil
Autor(es): Bastos, Camila Ferreira
Primeiro orientador: Wuo, Ana Elvira
Primeiro membro da banca: Brondani, Joice Aglae
Segundo membro da banca: Pimenta, Daniele
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mapear a presença da palhaçaria nas licenciaturas em Teatro das universidades públicas da Região Nordeste, com o propósito de legitimar essa técnica como metodologia essencial na formação de docentes teatrais. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica, bem como o levantamento de dados dos Projetos Político-Pedagógicos e dos Perfis Curriculares das graduações analisadas, além de um estudo de caso com abordagem exploratória, descritiva e qualitativa. Os resultados obtidos contribuem para a consolidação da palhaçaria no ensino superior, identificam lacunas, sugerem novos desdobramentos da temática, aproximam pesquisadores(as) de diferentes estados e registram práticas tanto existentes quanto inéditas. Os principais eixos teóricos desta investigação incluem os trabalhos de Ermínia Silva (1996, 2007, 2009, 2011), Arão Santana (2000), Luís Otávio Burnier (2001), Alice Viveiros de Castro (2005), Elza de Andrade (2009), Rodrigo Duprat (2014) e Alexandre Araújo (2021).
Abstract: The present research aimed to map the presence of clowning in Theater undergraduate programs at public universities in the Northeast Region, with the purpose of legitimizing this technique as an essential methodology in the training of theater educators. To achieve this objective, a literature review was conducted, as well as a survey of data from the Political-Pedagogical Projects and Curriculum Profiles of the analyzed programs, in addition to a case study with an exploratory, descriptive, and qualitative approach. The results obtained contribute to the consolidation of clowning in higher education, identify gaps, suggest new developments on the topic, bring researchers from different states closer together, and record both existing and new practices. The main theoretical frameworks of this research include the works of Ermínia Silva (1996, 2007, 2009, 2011), Arão Santana (2000), Luís Otávio Burnier (2001), Alice Viveiros de Castro (2005), Elza de Andrade (2009), Rodrigo Duprat (2014), and Alexandre Araújo (2021).
Palavras-chave: Licenciatura em Teatro
Mapeamento
Nordeste
Palhaçaria
Pedagogia do Teatro
Theater Undergraduate Program
Mapping
Northeast
Clowning
Theater Pedagogy
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Assunto: Teatro
Arte, cultura, educação
Palhaços na arte
Palhaçaria
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: BASTOS, Camila Ferreira. E a Palhaçaria onde está? Um mapeamento da técnica palhacesca nas universidades públicas do Nordeste. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.304
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.304
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46112
Data de defesa: 25-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PalhaçariaOndeEstá.pdf820.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.